Setecidades Titulo
Moradores temiam tragédia no morro
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
08/07/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Moradores mais antigos da Mata Virgem, também conhecido como morro do Macaco, na divisa de São Paulo com Diadema, já previam a tragédia que matou duas pessoas na manhã de ontem, destruiu quatro casas e causou a interdição de outras 59, por volta das 11h. No ano passado, a prefeitura de São Paulo iniciou trabalhos de contenção da encosta. A movimentação do maquinário provocava pequenos deslizamentos de terra desde o início do ano, segundo moradores. No dia 13 de junho, a população se reuniu e paralisou as obras por 15 dias, quando a administração garantiu que não havia riscos.

O medo dos moradores tinha razão de ser, e foi provado na manhã de ontem, com o deslizamento. Após mais de cinco horas de trabalhos de resgate, a Defesa Civil da Capital alegou que, possivelmente, o encanamento de água e esgoto das residências irregulares foi o responsável pelo deslizamento de terra.

"O número de ligações clandestinas era muito grande. Parte da terra que cedeu era lama", disse o responsável pela Defesa Civil, coronel Jair Paca Lima. Contudo, somente a partir de hoje a equipe de geólogos e Polícia Científica começam a investigar as causas do acidente.

Para a população do morro do Macaco, a movimentação no canteiro de obras provocou o deslizamento de terra. "A gente via pedras e pedaços do solo caírem constantemente. Isso não era assim nem mesmo quando chovia forte", lembrou Alexandra Alves Santos Barbosa, 28 anos. Ela mora há nove no núcleo, e na tarde de ontem completava o coro de lamentações por conta da tragédia.

"Deveriam ter nos dado um lugar para podermos sair daqui. A gente sabia que era inseguro, mas poderiam ter retirado todas as famílias antes de começarem as obras."

O vereador Célio Lucas de Almeida (PPS-Diadema), o Célio Boi, também morou na comunidade da Mata Virgem, região do morro do Macaco. Enquanto policiais, bombeiros e Defesa Civil impediam que familiares das vítimas e vizinhança se aproximassem do local da tragédia, o político passava algumas informações sobre as escavações. "Reunimos os moradores e pedimos a paralisação dos trabalhos. O problema é que a Prefeitura continuou as obras."

CONTENÇÃO
O secretário municipal de Habitação de São Paulo, Ricardo Pereira Leite, informou que os trabalhos no pico do morro deveriam conter deslizamentos. "Há um ano e meio começamos essas intervenções por meio do Projeto Mananciais. Ao longo desse tempo, 422 famílias foram removidas e outras 78 permaneceram na área."

Ele informou que a área é protegida pela legislação ambiental. "Essas famílias foram convidadas a deixar a área, porém, resistiram. Avaliamos os riscos, e as obras não influenciaram o acidente. Pelo contrário, elas vão evitar novas tragédias." O gestor, por outro lado, não soube precisar o valor dos trabalhos.

Leite garantiu que todas as famílias desabrigadas ou que tiveram residências interditadas vão receber auxílio aluguel, que pode chegar a R$ 450 mensais, por um ano. "Hoje (ontem), vamos providenciar hotéis para quem não pode ir para casa de parentes. Todas as pessoas prejudicadas serão atendidas", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;