Eleições 2016 Titulo São Bernardo
Vereador mais antigo do PT no País, Zé Ferreira engrossa revés da sigla e fica fora do Legislativo
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
10/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Pela primeira vez desde 1982, a Câmara de São Bernardo não terá José Ferreira de Souza sentado em uma das cadeiras de vereador. Após oito mandatos ininterruptos, Zé Ferreira viu os eleitores de São Bernardo rejeitarem sua reeleição. “Meus filhos me conheceram já vereador. Desde o primeiro mandato, pautei meu trabalho com seriedade e fui reconhecido, conseguindo renovar minha votação”, disse o petista, emocionado.

A sequência de vitórias transformou Zé Ferreira no político petista com maior número de mandatos eletivos. Com aposentadoria de Milton Capel (PV) em Diadema, vislumbrava ser o vereador com maior tempo de atuação no Grande ABC. Mas os 2.319 votos foram insuficientes para quebra de recordes – ele ficou apenas na terceira suplência e, como Tarcisio Secoli (PT) sequer foi para o segundo turno, não há esperanças para que manobra política lhe garanta um mandato.

“O PT foi atingido e acabou sofrendo queda. Agora, houve outras situações, como a de votos em bairros. Eu me tornei um vereador com atuação em muitos lugares e a maioria dos eleitos acabou se dedicando por regiões. Não sou parlamentar que, por exemplo, no Dia das Crianças vai e dá uma prenda. Nunca pensei que uma atuação ajude (dessa maneira). E há muitos aí que não estão nem aí para a população”, lamentou o petista.

Zé Ferreira ainda não decidiu o que fazer a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ele disse que, por ora, quer agradecer aos votos que recebeu. “Eu continuarei fazendo política e acho que farei isso até quando estarei dentro do caixão. Agora, o futuro imediato não planejei ainda. Vou pensar bastante no que fazer.”

O PT elegeu cinco vereadores: Tião Mateus, Ana Nice, José Luís Ferrarezi, Toninho da Lanchonete e Joilson Santos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;