Internacional Titulo
Ex-premiê italiano admite usar cocaína para fins terapêuticos
Por Da EFE
25/11/2003 | 10:27
Compartilhar notícia


O ex-primeiro-ministro italiano e senador vitalício Emilio Colombo, 83 anos, admitiu em uma declaração espontânea ante a Procuradoria de Roma que usa cocaína há um ano e meio com fins terapêuticos.

A confissão de Colombo se produziu no contexto da operação Cleopatra, relacionada com tráfico de drogas e prostituição. Na semana passada, 20 pessoas foram presas na operação, entre elas a atriz Serena Grandi.

Dois dos presos são membros da Guarda de Finanças e estão subordinados há muito tempo à escolta de Colombo, que agora saiu em sua defesa com a declaração que estavam à margem do assunto.

"A cocaína de Giuseppe Martello (o traficante) era para mim. Sou consumidor há pouco tempo, somente de um ano ou um ano e meio (...) com fins terapêuticos. Rocco Russillo e Stefano Donno (seus guarda-costas) não sabiam nada, só ligavam, mas não sabiam do que se tratava", declarou Colombo aos procuradores.

O interrogatório do ex-premiê, que governou o país entre agosto de 1970 e fevereiro de 1972, chegou à imprensa, apesar de seu caráter secreto. Em uma nota pública, Colombo qualifica de "vergonhosa" a difusão de sua declaração voluntária, que fez por "um evidente dever moral" e "confiando na máxima reserva dos órgãos de pesquisa".

O consumo de drogas não está atualmente penalizado na Itália, mas o governo acaba de aprovar uma lei, que ainda deve discutir o Parlamento, que castiga seu uso e equipara as chamadas substâncias leves, como a maconha, com as pesadas, como a cocaína.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;