Economia Titulo
Volkswagen inaugura nova área de pintura na Anchieta
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/12/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


A Volkswagen do Brasil inaugurou ontem instalações de pintura de seus carros na fábrica Anchieta, em São Bernardo. A ampliação, que faz parte do plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões no País entre 2010 e 2014, permitirá à empresa passar da capacidade produtiva de 1.300 carros por dia para 1.600 diariamente nessa unidade fabril, aumento de quase 25% dentro de dois meses.

Para crescer, a montadora já vem contratando. Neste ano foram admitidas 1.300 pessoas, dos quais quase a metade (600) na fábrica do Grande ABC e, desse número, 300 foram para a nova cabine de pintura. A empresa conta hoje com 23 mil funcionários, dos quais 13,6 mil na unidade Anchieta.

As instalações - que receberam 11 novos robôs e linhas de vedação e acabamento, entre outras - são parte vital para a empresa crescer e atender à demanda maior do mercado, segundo o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Ele citou que esse era um dos gargalos para que a companhia pudesse expandir mais em vendas. "Como fazemos o Gol e a Saveiro numa linha, só temos limitações de capacidade. Por isso, não conseguimos acompanhar o crescimento da indústria como em 2009", explicou.

A perspectiva do executivo é que a empresa feche o ano com expansão de 5% nas vendas, portanto, abaixo do desempenho do mercado. "Mas é um bom resultado, dentro do planejado", avaliou Schmall.

Por sua vez, a montadora, que atualmente conta com nove modelos básicos diferentes nessa planta da região, deve crescer neste ano 8% em produção frente a 2009, somando 832 mil unidades fabricadas. E nas exportações (estimativa de que serão 156 mil unidades vendidas ao Exterior), deve ter alta de 26% frente ao ano passado.

A empresa projeta para 2011 crescer 5% a 7% na produção. Com isso, a Volks poderia acompanhar o crescimento de todo o mercado, segundo o executivo, que revelou ainda que serão ao todo 23 lançamentos no ano que vem (incluindo reestilizações) frente a 13 neste ano.

POPULAR - Schmall adiantou que a empresa está trabalhando no projeto do carro popular, mais barato do que o Gol, que deverá ter desenvolvimento global, ou seja, em conjunto com outros centros de engenharia da montadora no mundo - atualmente, são três, no Brasil, na Alemanha e na China. Mas ainda não há data para início da produção do modelo no País.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;