Setecidades Titulo Educação
Alunos ganham viagem para Portugal
Por Nelson Donato
Especial para o Diário
25/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC:


Refazer os passos de Dom João Sexto e sua corte durante a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Este foi o prêmio conquistado pela professora de história Alessandra Soto e seis alunos da EE Professora Nadir Lessa Tognini, localizada na Vila Floresta, em Santo André. O grupo embarcará para Portugal no dia 7 de novembro e lá conhecerá pontos que contam partes da história brasileira ao longo de dez dias de viagem.

Em 1808, o príncipe regente português encontrava-se ameaçado pelas duas maiores potências da época. De um lado, a França comandada por Napoleão Bonaparte e sua política expansionista, do outro a Inglaterra, antiga aliada do país lusitano e inimiga do então imperador francês. Diante desse cenário crítico, D. João decidiu atravessar o oceano Atlântico junto com a nobreza, com destino ao Brasil.

Este importante capítulo da história brasileira foi o tema do projeto Era Uma Vez... Brasil , iniciativa promovida pela Origem Promoção de Eventos. A entidade dividiu o programa em três fases. Foi ai que a mudança na vida da professora Alessandra e dos alunos Mateus Carlos da Silva de Souza, Matheus Souza Leite, Igor Celestino Ramos, ambos com 14 anos, Beatriz Aparecida Freitas, 13, Milena Sertão Ribeiro, 13, e Victor Vercelone Clemente Ribeiro, 12, começou.

Ao saber do concurso por meio da coordenação da unidade, a docente decidiu que deveria dar a oportunidade aos seus alunos de pleitearem a viagem. Porém, por conta do tempo relativamente curto, cerca de um mês, para desenvolver história em quadrinhos, um vídeo e ainda realizar a leitura do livro 1808 do autor Laurentino Gomes, Alessandra achou que a missão seria complicada. “Fiquei muito empolgada quando eu soube do projeto. Mas por conta do tempo, achei que seria difícil conseguirmos entregar tudo nos dias combinados. Para minha surpresa, os alunos se engajaram muito e enquanto eu passava por aulas aos sábados, eles faziam os produtos.”

Foi com alegria que a professora viu 30 dos seus alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da EE Professora Nadir Lessa Tognini serem escolhidos para a segunda etapa que consistia em uma semana de imersão para integração na EE Napoleão de Carvalho, na Capital.

Durante sete dias do mês de julho, os estudantes tiveram aulas de fotografia, teatro, conteúdo audiovisual e até capoeira. O principal objetivo era promover a interação dos 100 alunos selecionados em diversas escolas do Estado, para avaliar o desempenho durante os trabalhos em grupo. Os que obtiveram os melhores resultados estão no grupo de 20 alunos paulistas que irão para Portugal.

“Foi uma sensação única quando vimos que seis dos meus estudantes foram chamados. Em determinados momentos, nós achávamos que não teríamos chances. A minha felicidade ficou completa quando eu fui escolhida a professora que representaria o Estado de São Paulo”, conta a docente, emocionada.

A empolgação de Tognini não se compara com a dos alunos. Eles relembram com detalhes todas as etapas do projeto. Com as solicitações de passaporte feitas, a expectativa agora é de aguardar a chegada do dia da viagem. Eufóricos eles mostram com orgulho toda a trajetória até a seleção. Para registrar momentos tão importantes, eles fizeram um álbum que retrata os processos de criação. “Aqui temos fotos de quando elaboramos a história em quadrinhos, de quando produzimos o vídeo e das várias aulas que tivemos na etapa de integração”, explica Igor Celestino.

Um dos mais animados é Mateus Carlos, que já faz planos para a viagem. “Vai ser muito legal conhecer lugares históricos. Nós pesquisamos e vimos que a fundação onde vamos ficar hospedados se localiza em frente à praia. Deve ser uma vista muito bonita.”

Apesar de todas as dificuldade superadas, Matheus Souza não se considera um vencedor e exalta os outros colegas que não foram selecionados. “No fundo todos mereciam, por isso não temos como nos sentirmos melhores do que ninguém. Fico feliz em poder fazer essa viagem e é muito bom ver o apoio dos nossos colegas. É com certeza um orgulho muito grande para nós e para a nossa escola.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;