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Mercedes-Benz testa diesel de cana no Rio
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
03/08/2011 | 07:00
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A Mercedes-Benz deu mais um passo para consolidar o uso de combustível alternativo em veículos comerciais. Em parceria com a Viação Saens Peña, começou a testar, no Rio de Janeiro, 30 ônibus abastecidos com 30% de diesel de cana e 70% diesel S50 - baixo teor de enxofre.

Baseada no êxito dos testes com ônibus urbanos abastecidos com 10% de diesel de cana em São Paulo - que resultaram na redução de 9% nas emissões de material particulado -, a montadora decidiu elevar o percentual para 30% no Rio de Janeiro.

"Mostramos ao mercado que o diesel de cana é a mais viável alternativa de combustível limpo para o nosso País, sem exigir alterações na motorização do veículo e contribuindo para o negócio dos operadores", disse Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus para a América Latina da Mercedes-Benz.

"Queremos com a Viação Saens Peña avançar os resultados obtidos em São Paulo, consolidando nosso trabalho conjunto na busca de soluções sustentáveis."

Os testes no Rio de Janeiro são realizados com ônibus urbano OF 1722 da Mercedes-Benz, numa parceria que envolve também a Amyris Brasil, fabricante que desenvolveu o diesel de cana no País, além da Fetranspor ( Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e da Petrobrás Distribuidora.

O uso de 30% de diesel de cana e 70% de diesel S50 proporcionará 4% de redução das emissões de material particulado e 3% das emissões de óxidos de nitrogênio - NOx. "Quando comparado com o diesel S500, ainda em uso em muitas cidades brasileiras, a redução é de 10% de material particulado e de 7% de NOx", afirma Gilberto Leal, gerente sênior de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz. "É um benefício que implementamos agora e que resultará na melhoria da qualidade do ar."

Outro resultado que merece destaque é a manutenção do desempenho do veículo. Mesmo com 30% de diesel de cana, nos ensaios comparativos em banco de provas, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais.

Isso reforça a confiança da Mercedes-Benz no uso desse combustível alternativo, que não requer alteração na estrutura da frota atual, além do reduzido consumo. Com isso, clientes da marca terão opção a mais no uso de combustíveis no motor diesel convencional.




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