Esportes Titulo
São Bernardo ganha novo complexo aquático
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
26/02/2005 | 15:03
Compartilhar notícia


São Bernardo iniciou os preparativos para sediar a 70 ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que acontecerá em outubro de 2006. Na sexta-feira, a Prefeitura anunciou a construção de um complexo aquático, que abrigará competições de natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, polo aquático e biribol. Depois, apresentou o novo reforço para a equipe de natação do Mesc/ São Bernardo, o técnico Mirco Cevalis. O treinador já foi da Seleção Brasileira e também revelou Thiago Pereira, principal nome da nova geração da modalidade no país.

A Prefeitura irá se comprometer com todos os custos da construção do complexo aquático. Porém, não descarta uma parceria com o governo estadual ou a iniciativa privada. "Primeiro, temos de definir o local e solicitar o projeto. Só depois que saberemos quanto vai custar", disse o secretário de Esportes, José Fiorizi Piovezana.

Apesar de faltar apenas um ano e meio para a abertura da Olimpíada Caipira em São Bernardo, o secretário disse que tudo estará pronto a tempo. Fiorizi afirmou que quatro locais estão sendo avaliados, mas não quis revelar os bairros. "Temos alguns terrenos e estamos analisando qual será o melhor lugar", explicou. O secretário salientou que o espaço será construído numa área de fácil acesso. Um dos bairros que poderá ser contemplado é o Assunção, devido à proximidade com o Centro e com a Via Anchieta. O Baetão, que hoje é usado para os treinamentos da equipe do Mesc, deverá ser transformado em escola de natação.

Retorno – O técnico Mirco Cevalis retorna à cidade após 11 anos. O treinador iniciou a carreira em São Bernardo, depois treinou as equipes de Santo André e São Caetano. Passou uma temporada no Minas Tênis Clube, onde foi responsável por 480 nadadores e 11 técnicos no último ano.

No Mesc, Cevalis contará com 110 atletas e dois técnicos, mas dará atenção especial aos treinamentos da categoria infanto (13 e 14 anos). Segundo o treinador, é nesta faixa etária que se poderá descobrir um novo Thiago Pereira. "É preciso uns seis anos para acompanhar a evolução de um nadador. Só assim que se tem condições de avaliar o estilo em que o atleta se dará melhor", disse.

Por enquanto, os reforços param por aí. O técnico salientou que não trará nadadores de ponta para São Bernardo este ano. "Seria muito bom contar com atletas de primeiro nível aqui. Porém, a época ideal para isso já passou, que é novembro. Temos uma equipe muito boa e vamos lutar pelas primeiras posições nas competições que iremos disputar", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;