Esportes Titulo
S.Bernardo terá Pan
e Mundial de Handebol
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
14/06/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


Nos próximos seis meses, duas das competições mais importantes do mundo no handebol feminino serão disputadas em São Bernardo. Primeiro será o Pan-Americano de Seleções, de 28 a 2 de julho. Depois, no início de dezembro, o município sediará o Campeonato Mundial. A confirmação foi feita pelo presidente da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), Manoel Luiz Oliveira.

O Pan-Americano serve como principal seletiva das Américas para o Mundial. Os três primeiros colocados estarão classificados, além do Brasil, que tem vaga garantida como País sede. "Escolhemos São Bernardo pela estrutura física que dispõe. Além da experiência nesse tipo de competição", explicou Manoel Luiz.

O grande evento, porém, será o Campeonato Mundial em dezembro. "Essa será a 20ª edição e pela primeira vez será disputada no calor. Assim que o Brasil anunciou a candidatura, em 2007, os concorrentes abriram mão mostrando que todos querem jogar aqui", comentou o dirigente, lembrando que até agora foram 17 edições na Europa e duas na Ásia.

A princípio, a competição seria em Santa Catarina, mas tudo mudou após as eleições de 2010. "A mudança de governador (saiu o peemedebista Luiz Henrique da Silveira e entrou o democrata Raimundo Colombo) bloqueou recursos antes destinados à construção da Arena Sapiens, principal palco da disputa. Houve outras complicações e o cronograma atrasou. Vimos que as coisas não andavam e tivemos de optar por plano B que é São Paulo", explicou Manoel Luiz.

São Bernardo sediará a competição ao lado do Ginásio do Ibirapuera, na Capital, Barueri e Santos. O impasse seriam os R$ 500 mil necessários para hospedar as seis seleções instaladas em cada sede.

O secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, alertou que não teria como arcar com os custos, mas Manoel Luiz fez questão de tranquilizar. "Vamos precisar de contrapartida pequena das quatro sedes. O grosso (valor maior) será bancado pela Lei de Incentivo do Ministério dos Esportes", garantiu.

O Brasil não possui muita tradição no handebol feminino mundial, mas é considerado um dos países emergentes. A melhor colocação brasileira em Campeonatos Mundiais foi o sétimo lugar conseguido em 2005, na Rússia.

Seleção se reúne e disputa amistosos contra a Suécia

Ainda faltam 14 dias para a disputa do Pan-Americano e seis meses para o Mundial, mas desde já a Seleção Brasileira Feminina de Handebol está concentrada. Ontem, grupo com 22 jogadoras convocadas pelo técnico dinamarquês Morten Soubak se reuniu no EC Pinheiros, em São Paulo, para iniciar fase treinamentos.

As jogadoras foram divididas em dois grupos, com atividades diferentes. "Nesse primeiro momento faremos treinamentos focando no potencial individual. Nos próximos dias começaremos o trabalho coletivo", explicou Morten Soubak, que a partir de amanhã comanda treinamentos em dois períodos.

Sexta-feira o grupo segue para a Praia Grande, no litoral de São Paulo, onde treinará e também realizará três amistosos contra a Suécia, atual vice-campeã europeia. Os dois primeiros jogos estão confirmados e serão disputados dia 21, às 18h, e dia 23, às 20h, ambos no Ginásio Falcão. "Durante esse período, os dois pilares que teremos como base para treinar são fortalecer a defesa e os contra-ataques", completou o treinador dinamarquês.

Após o terceiro desafio, que ainda não tem data e local confirmados, as jogadoras se concentrarão em São Bernardo já focando a disputa do Pan-Americano de Seleções, a partir do dia 28. "O objetivo é continuar seguindo a mesma linha de raciocínio que implantamos em 2010 e também durante a primeira fase de treinamentos, na Hungria, em abril", finalizou Morten.

Entre as convocadas, quatro jogam pela Metodista/São Bernardo: a armadora Moniki, as pontas Célia e Dayane, além da central Tayra. Outras três jogam em clubes brasileiros e 15 atletas atuam no Exterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;