Nacional Titulo
Rebeliao deixa treze presos mortos em Mato Grosso
Do Diário do Grande ABC
11/03/2000 | 13:44
Compartilhar notícia


Treze presos foram mortos e três ficaram feridos neste sábado, na segunda maior rebeliao já ocorrida em Mato Grosso. O motim entre grupos rivais foi causado pela disputa do controle do tráfico de drogas e concessao de privilégios na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, sul do Estado, a 220 quilômetros de Cuiabá.

A briga entre os presos começou por volta das 7 horas durante o banho de sol, quando 17 presos tomaram quatro carcereiros como reféns e invadiram a ala 3. As mortes foram provocadas por armas artesanais feitas pelos próprios detentos. Um deles foi degolado.

A rebeliao foi controlada em menos de três horas por cerca de 50 policiais, que invadiram o presídio. Além do tráfico de drogas e privilégios a traficantes, alguns detentos estavam revoltados com companheiros de cela, que tomaram 24 familiares como reféns durante 72 horas em fevereiro. Outra rebeliao, ocorrida dia 3 de fevereiro deixou 13 mortos no Presídio do Carumbé, em Cuiabá.

Durante toda a manha o clima era tenso dentro e fora do presídio. A todo momento parentes, familiares e amigos de detentos buscavam informaçoes. O coordenador do Sistema Penitenciário da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, José Carlos de Carvalho, deve divulgar a relaçao dos presos mortos apenas neste domingo. Segundo ele, a possibilidade de fuga em massa está descartada. A Polícia Militar, através do Batalhao de Guarda e de reforços do 5º Batalhao cercaram a instituiçao penal. Há três meses, durante a inauguraçao de uma ala do presídio, considerado de segurança máxima, o ministro da Justiça José Carlos Dias foi recebido à bala em uma das constantes rebelioes que ocorrem no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;