Setecidades Titulo Trânsito
Obras na João Firmino atrasam mais um mês
Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores de São Bernardo terão de conviver por pelo menos mais dois meses com os transtornos causados pelas obras na Avenida João Firmino e no Viaduto Moyses Cheid, localizado no Km 22,5 da Via Anchieta e abandonado desde a construção, na década de 1970. A conclusão dos serviços estava prevista para fevereiro e março, respectivamente, mas tiveram o cronograma atrasado em pelo menos mais um mês.

Na João Firmino, a justificativa da Prefeitura é de que as intervenções sofreram atraso por conta de serviços realizados pelas concessionárias Eletropaulo e Comgás. Outra empresa que também executa serviços no local é a Sabesp, que atua nas obras do coletor tronco de esgotos Karmann-Ghia. Apesar de a administração municipal prometer finalizar o serviço na via em março, a Sabesp diz que o término está previsto apenas para abril.

As obras na avenida, que liga o Centro ao bairro Assunção, tiveram início em 2010. Inicialmente, estavam previstos para a via apenas os serviços de recapeamento e substituições de guias e sarjetas, além da construção de ciclovia de 1,8 quilômetro no canteiro central. No ano passado, a Prefeitura justificou o atraso com a informação de que precisou trocar o sistema de drenagem que passa sob a avenida.

Ao longo da via, estão espalhados diversos canteiros, o que provoca congestionamentos. Na pista sentido Centro, apenas uma faixa está disponível para rolamento. "Essa obra está a passos de tartaruga. Tento evitar passar por aqui, mas tem vezes que não há jeito. O tempo de passagem triplicou", protesta o administrador de empresas Edgar Chabab, 42 anos.

O atraso no Viaduto Moysés Cheid também é atribuído pela Prefeitura aos serviços executados pelas concessionárias, além de problemas ligados a fatores climáticos. A promessa do Executivo é de que o elevado seja entregue no fim de abril, totalmente concluído, incluindo alças em ambos os sentidos. A administração pretende entregar até o fim do semestre uma passarela nas proximidades.

A empresa Heleno e Fonseca executa a obra, que faz parte de pacote com outras 19 intervenções definidas pelo Orçamento Participativo. O investimento é de R$ 100 milhões. O viaduto ligará o bairro Ferrazópolis à Avenida Presidente João Café Filho, no bairro dos Casa.

Demarchi

Outra avenida prejudicada por obras é a Maria Servidei Demarchi. A Sabesp constrói no local o coletor tronco de esgotos Volkswagen. A empresa diz que 70% do serviço foram concluídos e o prazo de entrega é para agosto. Após a finalização, a Prefeitura deverá pavimentar a via.

Os coletores tronco Volkswagen e Karmann-Ghia fazem parte do Projeto Tietê, que tem como objetivo ampliar a coleta de esgoto na Grande São Paulo e evitar que os dejetos sejam despejados diretamente no Tietê e rios afluentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;