Internacional Titulo
Qorei pede fim da violência no Oriente Médio
Da AFP
08/03/2004 | 15:02
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro palestino, Ahmad Qorei, afirmou nesta segunda-feira, em Londres, que é preciso pôr um fim ao "ciclo da violência" entre israelenses e palestinos. Segundo ele, isso é preciso para reimpulsionar o Mapa da Paz, o último plano internacional para a região, e o processo de paz no Oriente Médio de forma global.

"Esperamos que finalmente o ciclo da violência termine, para convencer as duas partes de que já é suficiente", declarou Qorei, durante uma coletiva conjunta com o chanceler britânico, Jack Straw. Ele também fez um apelo para se mantenha a calma no dia seguinte à sangrenta incursão do exército israelense na Faixa de Gaza, na qual morreram 14 palestinos.

"Não há nenhuma dúvida de que as agressões e a arrogância demonstradas pelo poder israelense visando ao povo palestino não podem senão prolongar o ciclo da violência, apesar de todos nossos esforços", denunciou Qorei, que pediu à "parte palestina e à israelense que cessem qualquer violência".

Depois de sua entrevista com Jack Straw, Qorei se reuniu com seu premiê britânico Tony Blair. Ambos conversaram sobre a situação no Oriente Médio e sobre as medidas que se podem adotar para reimpulsionar o processo do Mapa de Rota, informou um porta-voz de Downing Street.

"Israelenses e palestinos devem dar demonstrações de calma", insistiu Qorei, segundo o qual "quando israelenses e palestinos se sentarem juntos vão encontrar uma solução".

Quanto à proposta do premiê israelense, Ariel Sharon, de evacuar 17 das 21 colônias da Faixa de Gaza, no âmbito de uma separação unilateral dos palestinos, Qorei rejeitou de antemão por considerar que isso substitui o Mapa da Paz.

Por sua vez, Straw reiterou o apoio de seu país ao Mapa de Rota e disse estar decididamente a favor de uma "solução com dois Estados nos quais israelenses e palestinos vivam juntos em paz e segurança".

Qorei chegou a Londres na noite deste domingo para iniciar sua primeira visita oficial à Grã-Bretanha. Acompanhado por seu ministro das Relações Exteriores, Nabil Shaath, e pelo das Finanças, Salam Fayyad, viajará depois para a Noruega e França, onde será recebido pelo presidente Jacques Chirac e pelo primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;