Economia Titulo
Rio Grande do Sul espera colher safra recorde de trigo
Por Da Agência Brasil
06/09/2003 | 14:30
Compartilhar notícia


A colheita de trigo da safra de inverno 2003, no Rio Grande do Sul, deve ser superior a 2,1 milhões de toneladas, um volume recorde. Os dados foram divulgados na sexta pela Emater, com o resultado do último levantamento técnico realizado no Estado. Este levantamento indica uma área plantada de 1.057.333 hectares, com previsão de produtividade de 1.989 quilos por hectare.

Ainda de acordo com a Emater, 60% das lavouras estão em estágio de perfilhamento, 30% em floração e 10% em enchimento de grãos. Os técnicos avaliam que os próximos 30 dias são os mais críticos para a cultura, devido aos prejuízos que a ocorrência de geadas pode provocar.

O levantamento semanal da Emater também traz prognósticos para a cultura do milho na safra de verão 2003/2004. Os técnicos traçam três cenários para a cultura. O primeiro deles com uma redução de área de aproximadamente 5% em relação à safra passada, o que projetaria 1,32 milhão de hectares. Neste caso, a produção poderia ser de 3,578 milhões de toneladas se houver diminuição de rendimento e estiagem nos meses de dezembro a janeiro.

O segundo cenário prevê a manutenção da área do ano passado, mantendo as médias de produtividade, o que permitiria colher 4,707 milhões de toneladas de milho. Já o terceiro cenário, que é o mais provável no entendimento dos técnicos da Emater, trabalha com a redução de área de 5%, com produtividade média dos últimos três anos (3.389 kg/ha) e produção de 4,473 milhões de toneladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;