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Firjan inicia a campanha 'Dieta do Impostão'
Por Da ABr
20/08/2010 | 07:05
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A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) iniciou ontem em todo o País a campanha Dieta do Impostão. Segundo a diretora de Desenvolvimento Econômico da entidade, Luciana de Sá, o objetivo é "conscientizar a população de que dentro dos produtos há carga tributária e de que a sociedade deve exigir dos candidatos que o assunto seja abordado nas campanhas."

Pesquisa da Firjan revela que 85,1% dos brasileiros consideram importante a inclusão da questão tributária nas campanhas eleitorais deste ano. Foram realizadas 2.482 entrevistas nas seis principais regiões metropolitanas (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador).

Outra conclusão é de que a carga tributária é percebida como muito alta por mais de 95% da população. A pesquisa Impactos dos Tributos sobre a População mostra ainda que o percentual sobe para 97,1% quando os entrevistados comparam a arrecadação de impostos com a qualidade dos serviços prestados pelo governo. "A maioria acha que a carga é elevada vis-a-vis o que se recebe em troca. Não é só questão de que paga-se muito. Paga-se muito e recebe-se pouco", afirmou a diretora da Firjan.

Luciana de Sá informou que a carga tributária brasileira equivale a cerca de 37% do PIB (Produto Interno (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país. Entre as pessoas ouvidas, 89,2% defenderam a redução dos impostos.

Considerando uma redução da carga que implicasse aumento de 5% na renda disponível do brasileiro, com base em cálculos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os economistas da Firjan estimaram que o consumo nacional receberia injeção anual de R$ 57 bilhões. Se o aumento na renda atingisse 10%, a injeção chegaria a R$ 108 bilhões.

Caso houvesse sobra mensal resultante da redução da carga de tributos, a pesquisa revelou que entre 44,3% e 48% das pessoas consultadas poupariam.

A campanha Dieta do Impostão terá um site www.dietadoimpostao.com.br.




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