D+ Titulo
Doce não é o único vilão; álcool é mais
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando se pensa em diabetes, se imagina que açúcar é proibido. Mas não é bem assim. Além dos produtos diet, dá para comer doce, desde que seja pouco. "O açúcar é combustível, fonte de energia, e não pode ser considerado único vilão", explica Ana Paula de Miranda, da Associação de Diabetes Juvenil. Quando quebrados, os carboidratos também transformam-se em glicose. Eles englobam cereais, massas, leite e derivados, alguns legumes e frutas, doces, sucos e refrigerantes. Por outro lado, as fibras são ótimas aliadas, porque são capazes de reduzir a glicemia.

Na realidade, um dos grandes vilões é a bebida alcoólica. Pode provocar hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) quando se está com estômago vazio. Isso tem a ver com o fígado. Quando o álcool entra no sistema digestivo, o corpo reage, e o fígado trabalha para eliminá-lo rapidamente. Ele para sua função (filtrar o sangue) para acabar com o álcool e libera a glicose estocada (chamada glicogênio). Sem alimento e sem a ajuda do fígado, a taxa do açúcar cai rápido, causando a hipoglicemia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;