Política Titulo Santo André
Grana consolida coalizão, mas mira vice de fora do arco
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC:


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), oficializou ontem em plenária de pré-campanha eleitoral, realizada na Casa de Portugal, a coalizão de 11 partidos na coligação governista. Apesar da composição, nos bastidores trata-se ainda proposta de trazer nome de fora da aliança para ser vice na chapa majoritária, preferencialmente um quadro que hoje postula a sucessão municipal. O evento serviu para sentir o apoio político à empreitada petista, em especial após período de desgaste do partido no âmbito nacional. Esta foi a primeira atividade firmada pela ala, reunindo aproximadamente 800 pessoas.

No discurso, Grana tentou minimizar o tom de dificuldade no processo, que inicia formalmente a partir da segunda quinzena de agosto, e falou em possibilidade de ganhar na etapa inicial do páreo. “Podemos resolver no primeiro turno, mas de qualquer forma vamos trabalhar com os pés no chão. Não será fácil”, ponderou. O ato apresentou também os pré-candidatos à vereança da coligação – são cerca de 200 postulantes, entre PT, PDT, PMB, PSD, PR, PCdoB, Pros, PSC, PTN, PSL e PTdoB. “Esta eleição será diferente, com as mudanças na legislação, só que iremos surpreender. Muita gente está fazendo hora extra na Câmara”, frisou o prefeito. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e o ex-parlamentar Vanderlei Siraque (PT-Santo André) compareceram à atividade.

Presidente do PT, o deputado estadual Luiz Turco afirmou que o grupo, assim como na última eleição, precisa demonstrar unidade para enfrentar as urnas. Para ele, a confiança de vitória em 2012 foi determinante para o êxito. “Pouca gente acreditava no começo, inclusive dentro do partido. Mas nas ruas conseguimos reverter a situação, com propostas.”

Grana adotou fala mais áspera apenas quando fez críticas ao ex-chefe do Executivo Aidan Ravin (PSB), um dos principais adversários da disputa. Referindo-se ao socialista, o prefeito bateu na madeira do chão do plenário e disse que a cidade “não pode mais voltar ao retrocesso do passado”. “Diferentemente do outro, nós não temos denúncia de desvio de recursos, como o nosso concorrente estava neste momento (em 2012)”. Aidan é réu no escândalo de venda de licenças ambientais no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), do qual é investigado ao lado de mais dez nomes. “Eu ando de cabeça erguida na cidade”, emendou o petista.

O prefeito aproveitou a ocasião para anunciar que a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, deu aval ao projeto de obras viárias da cidade que necessita de empréstimo, no valor de US$ 125 milhões (R$ 440,6 milhões), junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Conforme o trâmite burocrático, a Pasta precisa entrar como avalista na negociação. “Esse financiamento é fundamental para concluirmos alça do Viaduto Antônio Adib Chammas (no Centro) e o alteamento na Avenida dos Estados (no bairro Santa Terezinha). Agora falta o parecer da Comissão de Finanças do Senado, que está com a Gleisi Hoffmann (PT-PR)”, disse, ao chamar a correligionária de “linda”. Com a autorização, o Paço fica liberado para abertura da licitação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;