Cultura & Lazer Titulo Mostra
Arte contemporânea

Salão Luiz Sacilotto chega à sua 44ª edição
a partir desta sexta, às 20h, em Santo André

Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
08/04/2016 | 05:57
Compartilhar notícia
Divulgação


 O que move os artistas atualmente? É com o objetivo de responder a esta pergunta que será aberto hoje o 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, às 20h, no Salão de Exposições do Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário). A mostra, que acontece desde 1968, faz parte dos festejos do 463º aniversário da cidade, comemorado hoje.

Ao todo, serão 131 obras –, que poderão ser visitadas até 4 de junho –, de autoria de 75 artistas, entre eles o fotógrafo do Diário Nario Barbosa, que terá expostas duas imagens com intervenções. “O que temos agora não é como em um outro momento de embate, com posição política explícita. Hoje são questões de consumo, relações sociais, esculturas que dialogam com o grafite, com a linguagem urbana e obras interativas”, enumera o curador da Casa do Olhar Luiz Sacilotto e organizador do salão, Nilo Mattos de Almeida.

Ele também ressalta a profissionalização da categoria, cada vez mais presente nos trabalhos, e a exaltação da definição de contemporaneidade. “Temos a pintura, desenho, gravura, mas também tem muita experimentação e técnica mista. Tem colagem, inserção de objetos, tudo muito contemporâneo.” Se comparado com o salão do ano passado, que tinha maior número de instalações, este supera nas artes clássicas – pintura, desenhos – e pinturas bidimensionais.

A preocupação da comissão julgadora, que é eleita pelos próprios artistas, é a de que a obra escolhida seja atemporal. “O tempo é o senhor de todas as coisas. mas sempre ficamos presos a este desafio”, garante Nilo. Foram feitas 410 inscrições, a maioria do Estado de São Paulo (292), seguido pelo Rio de Janeiro (47) e Minas Gerais (13). Do total de escolhidos – 131 obras –, foram premiados 16 trabalhos de 15 artistas.

Em paralelo ao salão está sendo feita a exposição O Encontro da Cidade e seu Acervo, no piso térreo do Atrium Shopping (Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155), que traz obras premiadas pela mostra nos últimos 43 anos – que ficam no acervo da Casa do Olhar – e têm o ser humano como tema central.

ANIVERSÁRIO - As comemorações em Santo André não param por aí. No mesmo horário da abertura do salão, às 20h, será realizado o concerto da Orquestra Sinfônica com a participação especial de Vânia Bastos, que interpretará músicas de Tom Jobim. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos a partir das 19h na bilheteria.

Já o Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302) terá, hoje (21h) e amanhã (20h), show do cantor e compositor Luiz Melodia, que estará acompanhado pelo violonista Renato Piau, seu parceiro de palco de longa data. Os ingressos custam R$ 40 (R$ 12 credenciados).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;