Internacional Titulo
Nova Zelândia espera mais
vazamentos do navio Rena
Por
17/10/2011 | 01:45
Compartilhar notícia


A Nova Zelândia advertiu nesta segunda-feira que mais petróleo pode vazar do navio Rena, que está preso ao largo da costa neozelandesa desde o dia 5, após chocar-se contra um arrecife. Segundo o governo, isso poderá ocorrer em virtude do mau tempo que ameaça interromper a drenagem de combustível dos tanques do navio atingido. Equipes de salvamento bombearam 20 toneladas de combustível do navio durante a noite, mas cerca de 1.300 toneladas permanecem na embarcação. As autoridades neozelandesas disseram que a operação é muito delicada e que envolve riscos. Quando acidentou-se, o Rena carregava cerca de 1.700 toneladas de combustível.

A Marinha da Nova Zelândia disse que mais comunidades costeiras na fragilizada Baía de Plenty trabalham para contém a mancha criada por 300 toneladas de petróleo que já vazaram do Rena e que atingiram as costas do país.

Um "Exército" de voluntários continua a recolher lama negra que afetou as costas da Baía de Plenty, repleta de vida selvagem. A empresa liberiana que fretou o navio negou sua responsabilidade no pior desastre de poluição marítima da história da Nova Zelândia.

Mas a Mediterranean Shipping Company (MSC), a segunda maior empresa de transportes de contêineres do mundo, dona da embarcação, disse que está disposta a assumir parte não especificada neste projeto de limpeza das águas e da costa neozelandesa, estimado em US$ 3,2 milhões, até agora.

"Nós não somos responsáveis por esta situação, mas estamos dispostos a prestar a ajuda que nos seja possível", informou aos repórteres o diretor da MSC, Kevin Charke, após reunião com o ministro do Meio Ambiente neozelandês, Steve Joyce.

Ele disse que a MSC tem a obrigação "como um cidadão corporativo responsável" de dar a sua contribuição, uma vez que o navio de bandeira da Libéria mantinha um contrato com a MSC quando bateu no arrecife.

Como a operação de resgate segue a passos lentos devido às péssimas condições climáticas, Joyce alertou "que podem ocorrem mais derramamentos de óleo em diferentes pontos da embarcação". As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;