Esportes Titulo
Raí anuncia que vai largar o futebol após Copa dos Campeoes
Por Fábio Guimaraes
Da Redaçao
12/07/2000 | 00:18
Compartilhar notícia


  O meia Raí, do Sao Paulo, anunciou nesta terça à tarde que vai se retirar dos gramados após o término da Copa dos Campeoes - torneio que começa nesta quarta e será disputado em Maceió (AL) e Joao Pessoa (PB). Mesmo vivendo uma boa fase técnica aos 35 anos, ele entende que chegou a hora de parar e cuidar um pouco mais de sua vida pessoal. "Já vinha amadurecendo essa idéia há algum tempo e só nao havia decidido se encerraria a carreira no meio ou no final do ano. Porém, senti que nao teria a mesma vontade e o prazer de jogar fazendo um contrato de longa duraçao", justificou o atleta. "Nao defini ainda o que farei, mas é certo que, além de tocar meus projetos pessoais, continuarei ligado ao futebol".

O craque, no entanto, descartou a hipótese de seguir a carreira de treinador. "Esta é uma idéia que nao passa pela minha cabeça", comentou. Especula-se que, ao lado dos irmaos Sócrates e Raimar, Raí poderia fundar seu próprio clube de futebol profissional - a exemplo do que os ex-jogadores Careca e Edmar fizeram em Campinas -, em Ribeirao Preto, ou até assumir o controle do departamento de futebol profissional do Botafogo local. "Por enquanto nao existe nada de concreto sobre esse assunto. Só sei que continuarei me dedicando à Fundaçao Gol de Letra, que cuida de crianças carentes".

Ainda sobre a aposentadoria, Raí disse que contou com o apoio da família. "A princípio, minhas duas filhas nao concordaram com a idéia, mas acabaram entendendo posteriormente meus motivos", disse o ídolo sao-paulino, que se mostrou satisfeito por ter vencido um desafio pessoal. "Consegui superar uma delicada cirurgia no joelho direito, o que para muitos parecia impossível. O mais importante é que voltei bem".

Para disputar a Copa dos Campeoes, Raí assinou um novo contrato de apenas 15 dias com a diretoria. "Se nós tivéssemos vencido a Copa do Brasil, eu nem disputaria esta competiçao no Nordeste. Porém, entendi que precisava ajudar meus companheiros a conquistar uma vaga na Copa Libertadores do América do ano que vem", discursou o craque. "Mesmo que o Sao Paulo seja campeao, nao irei voltar atrás. Estou muito convicto de minha decisao". O técnico Levir Culpi contou que Raí assinou um contrato em branco.

Independentemente de o Sao Paulo chegar à final da Copa dos Campeoes, a diretoria estuda a realizaçao de uma partida amistosa de despedida, que seria uma homenagem ao atleta que mais títulos conquistou com a camisa do clube. Foram cinco Paulistas (1989, 1991, 1992, 1998 e 2000), um Brasileiro (1991), duas Libertadores (1992 e 1993), um Mundial Interclubes (1992) e uma Recopa Sul-Americana (1993).

Raí sagrou-se ainda tetracampeao com a Seleçao Brasileira na Copa dos Estados Unidos, em 1994. Com a camisa do Paris Saint-Germain (França), onde atuou entre 1993 e 1998, venceu dois Campeonatos Franceses, uma Copa da França e uma Recopa Européia. Muito querido pelos diretores do PSG, com quem mantém relaçoes até hoje, ele pode até receber futuramente um convite para trabalhar no clube francês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;