Cena Política Titulo
Lula, o diferenciado
Por Beto Silva
16/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Lula é um ser diferenciado. Passou dificuldades no agreste pernambucano. Ainda menino, veio com a mãe para São Paulo. Virou metalúrgico, sindicalista. Chegou à Presidência da República, em duas gestões marcadas por avanços sociais. Lula é diferenciado e seu passado mostra isso. Sua história recente também. Marisa Letícia, mulher do ex-presidente, desistiu da compra de triplex no Guarujá em 2015, quase seis anos depois de a OAS assumir as obras do prédio construído pela Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), acusada de irregularidades, em crise financeira e a qual a família Lula se associou ao adquirir uma cota-parte do edifício. Os demais moradores tiveram de decidir ainda em 2009 se ficariam com o apartamento ou resgatariam o valor investido até aquele momento. Lula e Marisa decidiram apenas ano passado. O Ministério Público quer saber se houve privilégios ao ex-chefe da Nação no negócio. Lula é diferenciado. Visitou o triplex acompanhado do dono da OAS, Léo Pinheiro, condenado a 16 anos de prisão na Operação Lava Jato. Qualquer pessoa ‘normal’ iria ao imóvel com um corretor. Lula é diferenciado. O petista esteve 111 vezes, de 2012 a 11 de janeiro deste ano, em sítio de amigos e sócios de um dos filhos dele, em Atibaia. Só em 2015 foram 22 fins de semana, dos 52 no ano. Tem muita gente que não vai visitar a mãe 22 vezes em um ano. Mas Lula tem bons amigos que emprestam seu sítio. Apesar de tudo isso, e muito mais, Lula não quer ser investigado, como qualquer outro cidadão pode ser. Está incomodado. Ele é diferenciado, ora.

Causa animal – 1
Depois de divulgar vídeo de cachorro agonizando pelas ruas e ser acusado de negligência por ativistas, João de Mauá, assessor do deputado Atila Jacomussi (PCdoB), anda dizendo por aí que ajuda com R$ 100 as pessoas carentes que cuidam de bichos necessitados. Agora surgiu dinheiro! Anteriormente, o funcionário do parlamentar alegou que não socorreu o animal porque não tinha condições de levá-lo ao veterinário.

Causa animal – 2
Por outro lado, há quem diga que João de Mauá simplesmente diz que auxilia as pessoas porque é candidato a vereador pelo PRP. Ou seja, quer ganhar votos propagando auxílio à causa animal.

Causa animal – 3
Até agora, Atila Jacomussi não se manifestou publicamente sobre a atitude de João de Mauá. Apenas deu puxão de orelha no assessor. Mas há movimentação na Assembleia Legislativa para que o deputado explique o episódio direitinho.

Comando do TRE
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) prestigiou ontem a posse do desembargador Mário Devienne Ferraz como presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que fica em mandato até 2017. Ele comandará os trabalhos relativos às eleições municipais do Estado com o maior colégio eleitoral do Brasil, em que 32 milhões de eleitores vão às urnas para eleger 645 prefeitos e vice-prefeitos e 6.000 vereadores em outubro.

Sem acordo
O vereador de São Bernardo Ramon Ramos (PDT) nega que iniciou articulação para aprovação de projeto do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de US$ 125 milhões para obras de Mobilidade Urbana. “Não chegamos a discutir nada disso.” Nos corredores do Legislativo comentava-se que o pedetista estava quebrando acordo entre os integrantes do G-9 – grupo que se diz independente na Câmara – para não votar propostas antes de os vetos do prefeito Luiz Marinho (PT) ao Plano Municipal de Educação entrarem na pauta do dia. “Não há qualquer acordo nesse sentido. Estamos unidos. Claro que em um ou outro projeto alguém pode se desgarrar do grupo. Mas no momento estamos juntos”, afirma Ramon. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;