Nacional Titulo
Mineradora promete pagar indenização por rompimento de barragem
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
19/01/2007 | 21:24
Compartilhar notícia


Um termo de ajustamento de conduta foi assinado nesta sexta-feira entre a mineradora Rio Pomba Cataguazes e os ministérios públicos Federal e Estadual do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

A empresa é responsável pela barragem que se rompeu na madrugada do último dia 10 e inundou com 2 bilhões de litros de lama, resultante da lavagem de bauxita, diversos municípios nos dois estados.

O procurador da República Cláudio Chequer explicou que a empresa não poderá mais funcionar na cidade mineira de Mirai e terá de indenizar todas as famílias atingidas pelo desastre ambiental. A empresa foi autorizada só a retirar a matéria prima que restou em seu pátio e o maquinário.

“A empresa assumiu várias obrigações que, se não forem cumpridas, a obrigarão a pagar uma multa diária de R$ 100 mil. Também terá de depositar R$ 2 milhões de caução”, explicou Chequer.

Segundo ele, a mineradora também ficou obrigada a abrir uma representação em cada uma das cidades atingidas pelo vazamento, para ressarcir a população. A Rio Pomba terá ainda que fazer um estudo para reparar os danos ambientais.

A mineradora é a mesma que, em março de 2003, deixou vazar 400 milhões de litros de lama química no Rio Miraí, afluente do Rio Muriaé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;