Internacional Titulo
Falha teste com avião que supera 7 vezes a velocidade do som
Por Da AFP
24/07/2003 | 16:00
Compartilhar notícia


Um defeito de desenho nos sistemas de controle aerodinâmico do foguete propulsor fez fracassar em junho de 2001 o vôo experimental do avião hipersônico X-43, que supera em sete vezes a velocidade do som. O relatório do experimento só foi divulgado nesta quinta-feira, em um relatório da Agência Espacial Americana (Nasa).

Após dois anos de análises, o Centro Dryden de pesquisas aéreas da Nasa determinou que não houve um fator único no fracasso do teste, mas uma série de problemas como desenho e cálculos.

O vôo foi suspenso, pois o sistema de propulsão do foguete da aeronave era deficiente e sobrecarregou a capacidade do projeto, de acordo com o relatório. O teste de vôo do hipersônico, a uma velocidade 7.700 km/h, devia ter acontecido no dia 2 de junho de 2001, sobre a costa da Califórnia. Contudo, acabou suspenso durante a experiência.

Um foguete Pegasus (da Boeing) modificado, que impulsionava o X-43, foi lançado de um bombardeiro B-52 a mais de sete mil metros de altura sobre o Pacífico. Ele deveria conduzir a aeronave até os 29 mil metros e à velocidade Mach 7.

Porém, cinco segundos após o lançamento, o foguete pegou fogo — como previsto — e subiu, mas começou a girar sem controle até se desprender do avião. O diretor dos testes, Brian Neil, decidiu na época, então, destruir a nave e o foguete, conforme os procedimentos padrões.

A Nasa tem outros dois protótipos do X-43, mas não anunciou até agora qualquer data para novos testes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;