Economia Titulo
BID: comércio interamericano crescerá 2% este ano
Por Do Diário do Grande ABC
06/11/1999 | 15:18
Compartilhar notícia


O comércio interamericano crescerá apenas 2% em 1999, em relaçao ao ano anterior, devido à acentuada deterioraçao do ambiente externo e às crises financeiras que levaram vários países da regiao à recessao, segundo estimativas preliminares divulgadas esta semana pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Este é o segundo ano consecutivo com maus resultados para o hemisfério, cujas exportaçoes totais baixaram 0,2% em 1998 devido a uma queda de 5,4% nas exportaçoes para fora das Américas, enquanto que as intra-hemisféricas aumentaram 4%.

Em 1999, o intercâmbio aumentará apenas na regiao da Area de Livre Comércio da América do Norte (TLC: Estados Unidos-Canadá-México), enquanto declinará quase 30% no resto do continente, precisou o banco em um informe sobre integraçao e comércio nas Américas.

As exportaçoes da América Latina para a TLC aumentarao 7,5% e para a totalidade do hemisfério 4,6%, mas globalmente o crescimento será de apenas 1,8%. As exportaçoes do Mercosul (Brasil-Argentina-Uruguai-Paraguai) para o resto do hemisfério cairao 19,9 %, e para todo o mundo 13,7, enquanto que as da Comunidade Andina retrocederao 4,4% e 4,0%, e as do Mercado Comum Centro-americano 6,7% e 8,9%, respectivamente.

Em compensaçao, o comércio dentro da TLC crescerá 7,5%, suas exportaçoes intra-hemisféricas 4,6%, e suas exportaçoes totais 1,8%, graças ao dinamismo e resistência das economias dos Estados Unidos, Canadá e México.

De 1994 a 1997, as exportaçoes totais do hemisfério haviam crescido a um ritmo médio de 12% anuais, com um limite de 16,3% em 1995, e as exportaçoes intra-hemisféricas tiveram um comportamento similar.

O valor total das exportaçoes hemisféricas, segundo as estimativas preliminares do BID, chegará em 1999 a 1,15 trilhoes de dólares, dos quais 59% (681 bilhoes) serao intra-hemisféricas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;