Internacional Titulo
Sharon será intimado a se apresentar à Justiça belga
Por Das Agências
19/11/2001 | 09:17
Compartilhar notícia


A justiça belga intimou o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, a comparecer no próximo dia 28 em Bruxelas, devido à queixa apresentada contra ele por 23 familiares de vítimas da matança de Sabra e Shatila no Líbano em 1982, informou nesta segunda-feira o jornal belga Le Soir.

Esta intimação para apresentar-se ao tribunal de apelação de Bruxelas deve ser entregue a Sharon pelo embaixador israelense na Bélgica, Wilfried Geens, segundo o jornal.

Mas o diplomata retardou o envio devido à visita neste último final de semana a Israel da presidência da União Européia (UE), atualmente a cargo da Bélgica, encabeçada pelo primeiro-ministro Guy Verhofstadt e pelo chanceler Louis Michel, segundo a fonte.

O clima da visita foi de tensão, devido entre outras coisas ao processo judicial na Bélgica contra Sharon.

O embaixador israelense também deve entregar uma intimação de comparecimento de "um alto funcionário do Ministério israelense de Defesa", segundo o jornal, que fala de "um movimento político-judicial inédito" e assegura que as duas intimações "serão entregues em breve".

No próximo dia 28, a justiça belga deve pronunciar-se sobre a admissibilidade da queixa contra Sharon, apresentada graças a uma lei de 1993, que atribui competência universal à justiça belga por crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade, independentemente do lugar onde tenham sido cometidos e das nacionalidades e locais de residência das vítimas e dos acusados.

Durante sua visita a Israel, o primeiro-ministro belga declarou que a queixa não tem nada que ver com o Governo belga, invocando a "separação de poderes".

Por sua parte, Sharon estimou que a queixa responde a uma tentativa de "julgar o Estado de Israel e seu povo", negando-se a comentar as declarações do prefeito de Jerusalém, Ehud Olmert, que classificou o Governo belga de "lixo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;