Economia Titulo
Cavallo critica o Brasil e provoca mal-estar
Do Diário OnLine
Com Agências
07/04/2001 | 00:06
Compartilhar notícia


O ministro da Economia argentina, Domingo Cavallo, fez duras críticas ao Brasil nesta sexta-feira. Cavallo criticou a posição de alguns brasileiros que, para ele, encorajam uma desvalorização do peso.

“O Brasil vem há meses especulando contra a conversibilidade. Agora os brasileiros estão desesperados porque obviamente vão perder muito. Isso porque pagaram, nas operações comerciais com Argentina, adiantamentos de risco futuros do dólar ou do peso e agora querem que desvalorizemos nossa moeda para que convalidemos a aposta equivocada que fizeram”, declarou o ministro argentino.

"Mas que percam e que percam muito. Porque assim vão aprender a respeitar o regime monetário argentino e o direito dos argentinos de ter livre eleição de sua moeda", completou.

O presidente da Argentina, Fernando De la Rúa, procurou colocar panos quentes nas críticas de Cavallo e assegurou que as afirmações do ministro foram direcionadas aos especuladores brasileiros, e não ao governo de Fernando Henrique Cardoso.

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, também se preocupou com a repercussão das declarações de Cavallo. Ele telefonou para o ministro argentino e lhe disse que as afirmações haviam sido mal interpretadas no Brasil.

O ministro argentino, então, tentou consertar e convocou uma entrevista coletiva para explicar o desabafo. Ele afirmou que "as críticas foram direcionadas aos especuladores, e não ao governo brasileiro, que muito tem ajudado a Argentina".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;