Internacional Titulo
Jornais do Chile dizem que Pinochet perdeu a imunidade
Por Do Diário do Grande ABC
02/08/2000 | 12:10
Compartilhar notícia


Os jornais de Santiago nesta quarta-feira disseram que a Corte Suprema aprovou terça-feira o desaforamento (retirada da imunidade parlamentar) do ex-ditador Augusto Pinochet por uma pequena margem de votos, embora tenham apresentado versoes contraditórias sobre o que aconteceu no recinto judicial.

Depois da audiência, José Benquis, membro do tribunal, negou que tivesse havido a votaçao decisiva. ``Nao houve decisao nesta quarta-feira', disse o juiz Osvaldo Faúndez, um dos 20 membros do tribunal depois de uma sessao plenária que se prolongou por quatro horas.

Ao mesmo tempo, o juiz Guillermo Navas, ao retirar-se da sessao, disse que ``ainda nao votamos' e que a decisao ficou ``em acordo' (pendente).

O influente jornal El Mercurio noticiou o possível fim da imunidade do ex-governante, embora nao tenha descartado que a sentença pode ser favorável ao velho militar, 84 anos.

Citando comentários, Ultimas Notícias disse nesta quarta-feira que o tribunal supremo teria confirmado a decisao contra Pinochet por 11 votos contra 9.

O matutino El Metropolitano, mencionando fontes da acusaçao, informou que o pronunciamento foi de 12 votos contra 8.

La Tercera desta quarta-feira afirma que a versao do desaforamento de Pinochet circulou como coisa certa no governo do presidente socialista Ricardo Lagos e inclusive nas fileiras do Exército.

Também aceitando a versao nao oficial da aprovaçao do desaforamento do ex-governante, o jornal Estratégia disse nesta quarta que a sentença será difundida sexta-feira, depois da revisao e aprovaçao unânime de seu texto por parte dos 20 magistrados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;