Cultura & Lazer Titulo
Violeiros se apresentam em parque de Santo André
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
14/06/2003 | 19:15
Compartilhar notícia


O grupo Violeiros de Santo André se apresenta neste domingo com entrada franca, a partir das 15h, no Parque Prefeito Celso Daniel (antigo Duque de Caxias). No palco, música sertaneja de raiz, clássicos caipiras e composições que dizem respeito à natureza do sertão. O grupo, chamado até 2001 de Violeiros de Aparecidinha, tem 11 integrantes, sendo três violonistas, um violeiro, um sanfoneiro, um contrabaixista e coro de cinco vozes.

Mesmo com a mudança de nome, os integrantes fazem questão de manter seu vínculo. “Nosso grupo é Violeiros de Santo André, da comunidade de Aparecidinha”, diz Bráulio de Moraes, 60 anos, coordenador do grupo formado por senhores aposentados e donas de casa que têm, em média, 55 anos, e que se reúnem semanalmente para ensaiar. A mudança ocorreu para que o grupo não ficasse vinculado apenas às apresentações de músicas religiosas em missas. “Nosso grupo é dinâmico. Cantamos músicas religiosas e de raiz. Fazemos muitas apresentações em igrejas e missas sertanejas, umas 40 por ano, mas o que sustenta o grupo são os shows. Para igrejas nós não cobramos nada”, afirma.

No show deste domingo, estão previstas as canções Boiadeiro Errante, Cabocla Tereza, Seresteiro da Lua, Menino da Porteira, Chico Mineiro e Moreninha Linda, entre outras toadas e arrasta-pés. O grupo pretende gravar um CD independente e já está levantando recursos para isso.

A tradicional missa sertaneja, que acontece no próximo dia 29, será acompanhada pelos Violeiros de Santo André, na Chácara Pignatari. No mesmo local, haverá quadrilhas, jogos e brincadeiras a partir das 10h e apresentações da Orquestra de Violeiros de Mauá, Orquestra de Viola Caipira de Campinas e, após a missa, Inezita Barroso acompanhada de Robertinho do Acordeom e Regional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;