Cultura & Lazer Titulo
Restaurante Flutuante Netuno serve tábua de peixes premiada
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
08/10/2005 | 09:27
Compartilhar notícia


Netuno ficou com o reino dos mares após a guerra mitológica dos deuses contra os titãs. Quatro deliciosas porções de seus súditos formam a tábua de peixes do Flutuante Netuno, restaurante de São Bernardo ancorado à beira da represa Billings, que há 31 anos honra o nome do deus dos mares servindo seus frutos e peixes de água doce invariavelmente entregues por fornecedores às quartas-feiras.

Manjuba inteira, cubos de cação e tiras de badejo e tilápia enchem com generosidade a tábua e os olhos. Criada para o 3º Festival Gastronômico de São Bernardo, realizado mês passado, venceu na categoria a la carte. Os peixes são fritos no ponto certo e não nadam em óleo. O tempero é suficiente para não brigar com o sabor específico de cada peixe. Acompanha molho vinagrete, um combinado tártaro-maionese e pedaços de pão – guarnições comuns a outras opções do cardápio. O diferencial é o molho a base de shoyu, ervas, gengibre e raiz forte, exclusivo desta pedida. A tábua serve muito bem três pessoas e peixe frito merece uma cerveja gelada. Se o tempo ajudar, com sol e calor, vale escolher uma mesa no convés superior, recém-preparado para receber clientes veranistas, com uma boa vista da represa. Sábados, domingos e feriados tem música ao vivo, mas nada dançante, só música tranqüila, para ouvir e relaxar.

A apresentação das mesas é simples, com toalhas de papel. No convés interior, cartões de apresentação fixados nas paredes revestidas em madeira são o exagero do despojamento. Tanta simplicidade convida à descontração, mas com decoro. Por exemplo, entrar sem camisa não é permitido. Os simpáticos donos Marcio Conti, 56 anos, e Mauro Teixeira, 49, são primos. Longe de serem lobos-do-mar, se definem "pescadores de geladeira" e "de mesa".

Outras opções, além de porções para duas ou quatro pessoas, são pastéis de frutos do mar, camarões, mariscos e peixes inteiros grelhados ou ao molho, com arroz, fritas ou polenta. Salmão, pintado, pacu, surubim, tucunaré, cioba são algumas dessas múltiplas escolhas. N

Flutuante Netuno XIX
Endereço: estrada Velha do Mar, Km 35,5 (sentido São Paulo-Santos), São Bernardo.

Tels.: 4354-9940 e 4354-9238
Funcionamento: quarta, quinta e domingo, das 11h às 18h; sexta e sábado, das 11h às 2h; segunda e terça só em feriados, das 11h às 18h
Lugares: 130 no convés interior; 60 no convés superior
Estacionamento no local
Cartões de crédito: Visa
Cartões de débito: Visa Eletron
Tíquetes: TR
Prato principal: peixes e frutos do mar
Sugestão: tábua de peixes
Preço: R$ 26




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;