Economia Titulo
Crescimento menor não é ruim, diz autoridade chinesa
Por
09/01/2012 | 00:45
Compartilhar notícia


A desaceleração do crescimento econômico da China não é uma coisa ruim, noticiou nesta segunda-feira o "Diário do Povo", citando Li Deshui, diretor-adjunto da Conferência de Política Consultiva do Povo Chinês.

Não devemos pensar que um crescimento de dois dígitos é normal, disse o diretor chinês, segundo o jornal. Li apontou a dificuldade de os recursos domésticos suportarem uma alta taxa de crescimento - que, segundo ele, também não é benéfica para a reestruturação econômica do país.

Nos primeiros três trimestres do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 9,7%, 9,5% e 9,1%, respectivamente. Li disse que a China precisa ser capaz de crescer a um ritmo estável e rápido, diante das perspectivas para o consumo interno, investimentos e exportações.

O diretor afirmou, ainda, que o crescimento de investimentos em ativos fixos em 2012 "não será menor" do que o nível aplicado no ano passado, dando como exemplos os investimentos de infraestrutura em redes de eletricidade.

Apesar das perspectivas negativas de exportação para este ano, Li disse que a China será capaz de manter o crescimento dos embarques. De acordo com ele, o país ainda tem uma vantagem competitiva na exportação de bens elétricos e de necessidade diária. As informações são da Dow Jones. (Roberto Carlos dos Santos)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;