Setecidades Titulo
Comerciante reage a roubo e morre em Santo André
Por Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
09/11/2005 | 08:15
Compartilhar notícia


O desempregado Marcos Mota de Meneses apanhou de cinco homens em um bar no final da noite de segunda-feira, no Jardim Santa Cristina, Santo André, após matar a tiros o comerciante Severino Ferreira do Nascimento, 51 anos, durante tentativa de assalto. Meneses tinha acabado de assaltar o caixa do bar da rua Professora Marina Cintra, e se preparava para roubar os clientes quando Nascimento, o dono do bar, reagiu ao assalto armado com um facão. Ao perceber a reação, Meneses deu dois tiros em Nascimento, que mesmo ferido conseguiu desarmar o suposto assaltante. As pessoas que estavam no local partiram em defesa do dono do bar, batendo em Meneses até a chegada da polícia.

A ação ocorreu por volta das 23h30. Segundo informações da polícia, Meneses chegou no bar em uma moto, e já desceu com a arma em punho anunciando o assalto. No bar, naquele momento, além do dono do comércio e seu filho de 17 anos, havia mais quatro fregueses. Segundo uma testemunha, o acusado se dirigiu até o caixa, pedindo o dinheiro faturado no dia. Em seguida, Meneses teria dito que faria a limpa nas pessoas que estavam no bar. Quando o acusado voltou-se para os fregueses, Nascimento teria pego um facão de 44 cm e partido para cima de Meneses. O suspeito percebeu a ação, virou-se para Nascimento e deu dois tiros no peito do comerciante. Mesmo ferido, ele teria conseguido desarmar o acusado e derrubá-lo no chão. Nesse momento, as pessoas no bar dominaram o acusado, já desarmado, e começaram a espancá-lo. Uma viatura da Polícia Militar chegou poucos instantes depois, interrompendo as agressões e levando o acusado sob custódia até o Centro Hospitalar Municipal de Santo André. O acusado tinha diversas escoriações no rosto e os lábios inchados. Ele foi medicado e em seguida levado ao 1º Distrito Policial de Santo André, onde foi preso em flagrante por latrocínio (assalto seguido de morte).

Nascimento também foi levado ao Centro Hospitalar Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 0h20. O comerciante mantinha o bar naquele local há 15 anos. O filho da vítima, um rapaz de 17 anos, que preferiu não revelar seu nome, conta que o pai já tinha sido assaltado outras vezes, mas que nunca havia reagido. O comerciante era casado e tinha outros dois filhos.

A madrasta de Meneses, o assaltante preso, Ana Rita Ribeiro Meneses, disse que a família ainda não tinha sido informada sobre a prisão ou o espancamento do rapaz. A madrasta disse que o acusado ficou dois anos e sete meses preso por roubo, mas não soube precisar há quanto tempo Meneses estava em liberdade.

Dados divulgados na semana passada pela Secretaria Estadual de Segurança mostram que o número de homicídios em Santo André no período de janeiro a setembro deste ano teve queda de 33,33% em relação ao mesmo período de 2004. Há cinco anos, a região observa uma queda no número de casos. Até o mês de setembro, foram registrados 80 homicídios na cidade. Em todo o Grande ABC, a redução no número de crimes foi de 23,79%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;