Turismo Titulo
Trem vira patrimônio na Suíça
Por Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
14/08/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Redutos de beleza e paisagens dignas de paraíso: agora há mais um motivo para conhecer a Suíça. E o destino da viagem é a ferrovia Albula/Bernina, recentemente classificada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Operada pela companhia Rhätische Bahn (RhB) e percorrida por duas das mais importantes rotas panorâmicas da Suíça - Glacier Express e Bernina Express - a sinuosa ferrovia transnacional Albula/Bernina, de quase 100 anos de idade, percorre 122 quilômetros entre Thusis, nos Grisões, e Tirano, na Itália, cruzando paisagens de belezas singulares. Basta observar por entre as janelas dos vagões.

Segundo o diretor da Secretaria Federal de Cultura, Jean-Frédéric Jauslin, a linha Albula/Bernina representa uma das obras-primas das ferrovias de montanha, feita à mão no período áureo das estradas de ferro.

A rota Glacier Express, uma das mais procuradas pelos turistas na Suíça, é um dos trens expressos mais vagarosos do mundo. Na viagem de Zermatt a Saint Moritz ou Davos, os passageiros podem aproveitar um percurso de 7h30. No trecho, 291 pontes, 91 túneis e o desfiladeiro de Oberalp, a 2.033 metros de altitude, não podem passar despercebidos pelos flashes dos turistas.

O trajeto Bernina Express atravessa os Alpes Suíços passando das geleiras às palmeiras mediterrâneas. Para aumentar mais ainda a aventura, os turistas ainda têm o privilégio de passar pelo desfiladeiro de Bernina a 2.253 metros de altitude até Tirano, na Itália.

Patrimônios - Na Suíça não é só a ferrovia Albula/Bernina que figura na lista dos patrimônios históricos da humanidade. No total, o país contabiliza nove considerados relíquias históricas ou culturais.

Em ordem cronológica, em 1983 o título foi dado à cidade antiga de Berna e aos mosteiros de St-Gallen e Beneditino de Müstair; em 2000 foi a vez dos três castelos de Bellinzona; no ano seguinte o título foi dado à região Jungfrau-Aletsch Bietschhorn. Em 2003, o Monte San Giorgio recebeu a premiação de patrimônio cultural. Em 2007, os Terraços-vinhedos de Lavaux, às margens do Lago Léman, receberam o título. Neste ano, além da ferrovia, foi tombada a Arena Tectônica Sardona.

Serviço - Consulado Geral da Suíça em São Paulo - 3372-8200.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;