Cultura & Lazer Titulo
Pinacoteca oferece cinco visoes de arte
Por Everaldo Fioravante
Especial para o Diário
13/08/2000 | 19:20
Compartilhar notícia


  A Pinacoteca do Estado está operando a todo vapor, com a inauguraçao de exposiçoes diferentes que podem ser vistas a partir de terça pelo público. As mostras vao de uma homenagem ao centenário de nascimento de Pietro Maria Bardi a esculturas brasileiras, passando por peças em cristal baiano e obras abordando a temática de anjos. Além das exposiçoes, a Pinacoteca inaugura também o Ateliê de Restauro e a cafeteria BravoCafé do Ramos, um espaço para mostras de jovens artistas.

Com curadoria de Emanoel Araujo, diretor do museu, Um Certo Ponto de Vista - Pietro Maria Bardi 100 anos é uma justa homenagem ao centenário de nascimento do idealizador do Masp (Museu de Arte de Sao Paulo Assis Chateaubriand). Esta mostra conta com cerca de 150 obras, algumas telas do século XVI ao modernismo, peças colecionadas por Bardi e obras que ele vendeu como marchand. O italiano que veio para o Brasil em 1946, naturalizou-se em 1951, e contribuiu para a cultura do país, morreu em outubro passado.

A exposiçao tem também amplo material fotográfico, no qual Bardi figura ao lado de personalidades que vao de Mussolini a Jorge Amado; com sua esposa, Lina Bo Bardi (1914-1992), que projetou o prédio do Masp na avenida Paulista; com obras de arte; e sem deixar de lado suas célebres poses. "Ele adorava ser fotografado", diz Araujo. O ponto inicial é a lendária foto em que Bardi aparece na frente das paredes pichadas do Masp, sobre as quais ele também pichou a palavra m..., em protesto.

"A mostra apresenta o homem europeu e erudito que se identificava com o popular e brasileiro", comenta Araujo. "É uma homenagem afetiva com base em seus livros, que inclusive estao disponíveis para a análise dos visitantes".

"Há também alusoes ao design de propaganda, a ferramentas de carpintaria (talhadeiras, serrotes...), ferros de marcar gado, e a outros objetos que além de funcionais têm características estéticas, como as rodas d'água", explica Araujo. Essas peças sao referentes à idéia de Bardi, e de Lina, de valorizaçao do artesanato, atribuindo-lhe caráter artístico, com base em elementos como composiçao e uso das cores.

O Esplendor do Vidro - Cristais Fratelli Vita é composta por cerca de 500 peças artesanais em cristal, como maçanetas, saboneteiras, jarras, entre outras, que estao sendo expostas pela primeira vez. Sao peças belas e delicadas.

"Giuseppe Vita veio da Itália para a Bahia em 1882 e começou a produzir licores. A partir de 1889, dedicou-se à fabricaçao de refrigerantes, criando em 1920 a fábrica Fratelli Vita, fechada na década de 60. Os produtos necessitavam de garrafas, que ele também começou a fabricar. Esse é o início da história destes cristais", diz a curadora da mostra Zélia Bastos.

Após a consolidaçao da Fratelli Vita, Giuseppe debruçou-se sobre a produçao dos cristais baianos, sem o uso de formas. "Ele estudou muito. Construiu fornos e ganhou até prêmio internacional de sonoridade, com os cristais atingindo 35 vibraçoes por segundo, à frente do tradicional Baccarat", conta Zélia.

Em Esculturas Monumentais Brasileiras, fica até difícil citar nomes. Estao expostos trabalhos de Tunga a Brecheret, passando por Nuno Ramos e Joaquim Tenreiro, e com uma sala especial para José Pedrosa. Sao 77 obras distribuídas entre a Pinacoteca e o Parque da Luz, que está totalmente integrado ao museu.

Já Os Anjos Estao de Volta, com curadoria de Maria Lúcia Montes, reúne cerca de 250 obras de artistas como Mestre Valentim, Nelson Leiner, Joao Câmara e Carlos Bastos. "A proposta é de reflexao do bem e do mal a partir dos anjos, com uma retomada desta questao mística", conta Araujo, que fez o projeto da mostra.

Vale lembrar que a exposiçao do grupo CoBrA, com mais de 100 obras, permanece no museu até dia 10 de setembro.

Exposiçoes - De terça a domingo, das 10h às 18h. Na Pinacoteca do Estado - Praça da Luz, 2, Sao Paulo. Tel.: 229-9844. Ingr.: R$ 5, R$ 2 (estudantes) e entrada franca para menores de 7 anos e maiores de 65. Até 29/10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;