Nacional Titulo
PF identifica todos os americanos que desembarcam em SP
01/01/2004 | 20:21
Compartilhar notícia


Os 230 turistas norte-americanos que desembarcaram quinta-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, foram fotografados e tiveram suas impressões digitais colhidas por agentes da Polícia Federal. Os policiais atenderam à nova exigência de imigração determinada pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva em resposta à decisão do governo americano de exigir a identificação dos turistas brasileiros em visita aos Estados Unidos.

Em seu despacho, o juiz brasileiro diz que considera a decisão norte-americana como um “ato absolutamente brutal, ameaçando os direitos humanos, violando a dignidade humana, xenófobo e digno dos piores horrores cometidos pelos nazistas”.

A determinação começou a ser cumprida às 5h de quinta-feira, com a chegada do primeiro vôo dos Estados Unidos. Agentes federais, com a colaboração de um dactilocopista, fotografavam e colhiam as impressões digitais. “Os americanos reclamaram do desconforto de serem obrigados a se identificar, mas, ao tomarem conhecimento de que o governo de seu país está fazendo o mesmo com os turistas brasileiros, se conformavam”, explicou o delegado Wagner Castilho, da Polícia Federal.

Quinta-feira, o desembarque dos norte-americanos sofreu apenas um pequeno atraso, mas os problemas deverão ser maiores nos próximos dias. “A medida causará muitos transtornos e demora nos desembarques”, prevê o delegado. “Hoje foi um dia atípico, de pouco movimento. Num dia normal, quando o movimento de desembarque é muito maior, chega a São Paulo uma média de 1.500 turistas.”

Ao exigir a identificação dos turistas que chegam aos Estados Unidos, as autoridades americanas querem identificar pessoas que violaram os controles de imigração, que tenham antecedentes criminais ou que pertençam a grupos que estejam na lista de organizações terroristas.

Rio - A Superintendência de Polícia Federal (PF) do Rio de Janeiro, alegando que não recebeu notificação oficial para aderir ao novo sistema, não identificou nesta quinta os turistas que chegam ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;