Economia Titulo
Mais de 300 buscam curso da Marelli
Por Yara Simões
Especial para o Diário
16/03/2005 | 14:05
Compartilhar notícia


Mais de 300 pessoas se inscreveram terça-feira para as 40 vagas do curso profissionalizante de assistente de produção que a multinacional Magneti Marelli está oferecendo. O curso faz parte do projeto Escola Formare, que visa capacitar jovens de baixa renda para entrar no mercado de trabalho.

O processo de seleção será feito em abril e maio e compreende provas de conhecimentos gerais, português e matemática, redação, dinâmica e entrevista sócio-econômica. Serão selecionados 20 candidatos para a unidade de São Bernardo e 20 para Mauá. O curso começa em julho.

A maioria dos adolescentes que se inscreveu nunca trabalhou e vê no curso um “algo a mais” para conseguir uma vaga no tão concorrido mercado de trabalho. “Quero ajudar minha família e juntar dinheiro para fazer faculdade”, diz a estudante Rute de Souza Santos, 17 anos. “Esse curso vai me ajudar a alcançar meus objetivos, que é ter minha independência financeira, ajudar meus pais e fazer uma faculdade”, diz o estudante Roberto Rubiê Ramos, 17 anos.

A primeira turma do curso se forma em maio desse ano. “Temos um compromisso que é o de conseguir colocar esses jovens no mercado assim que terminar o curso”, afirma a assistente social Andréia Jacinto. A estudante Denise Araújo da Silva, 16 anos, conta que o curso foi muito importante para ela. “Me tornei mais responsável e aprendi muitas coisas que não se aprende na escola.” “Essa foi a oportunidade da minha vida. Agora quero fazer faculdade de engenharia mecânica”, afirma o estudante Carlos Alexandre, 17 anos.

Para quem está interessado, mas não se inscreveu, a unidade de São Bernardo prorrogou as inscrições até sexta-feira. Os interessados devem ser moradores de São Bernardo ou Diadema; ter nascido entre 1º de setembro de 1987 e 30 de junho de 1988; ter renda máxima mensal familiar de R$ 130 por pessoa; estar cursando o ensino médio e não freqüentar e nem ter freqüentado nenhum curso profissionalizante; e não ser filho de funcionários da empresa. Os candidatos devem comparecer à rua Garcia Lorca, 105, Rudge Ramos, e apresentar o RG, declaração de escolaridade atualizada, cópia de comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone) e cópia de carteira de trabalho de cada um dos membros da família.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;