Nacional Titulo
Praias da Baixada Santista ficam vazias
Por Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 14:33
Compartilhar notícia


Poucos turistas foram às praias da Baixada Santista (SP), neste sábado de Natal. A maioria preferiu dormir até tarde e, só a partir do meio-dia, ir para o mar. Em Santos, Sao Vicente e Guarujá, o movimento foi considerado médio pelos bombeiros, ficando aquém da expectativa dos comerciantes que trabalham em quiosques. A expectativa é de que, passado o Natal, a partir deste domingo, as cidades recebam maior número de visitantes, com vistas as comemoraçoes da passagem de ano.

Para o casal Fernanda e José Figueiras Farias, passar o Natal e o Réveillon na praia é uma tradiçao. Eles moram em Sao Paulo, mas estao em Sao Vicente desde quinta-feira. "Para mim, nao importa que chova ou que faça sol porque esta é uma oportunidade de sair, de descansar", afirmou Fernanda, sentada num dos bancos da Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha. Ela elogiou as melhorias feitas na praça da biquinha e o policiamento, que segundo a turista, está garantindo um lazer seguro.

A comerciante Vergília Vonaicki, do quiosque Batto Mouche, está considerando "um fracasso" as vendas feitas nesta sexta e este sábado pela manha. "Ontem, às 23 horas, eu já estava dormindo; dobrei o estoque, mas está tudo aí", afirmou, com a expectativa de que tudo melhore no Ano-Novo.

Em Sao Vicente, poucos foram os banhistas que se aventuraram pelo mar. Com bandeira vermelha, bastante correnteza e buracos, principalmente nas proximidades das pedras que ficam na Praia do Gonzaguinha, os guarda-vidas faziam a prevençao contra possíveis afogamentos. De acordo com o cabo Ronaldo Amaro do Nascimento, até às 11 horas de hoje, nao havia ocorrências. "Nossa orientaçao é para que os banhistas redobrem a atençao para com os filhos menores e que evitem abusar do sol e de bebidas alcóolicas", afirmou Nascimento.

O vento favoreceu a prática de esportes aéreos e vários parapentes eram vistos no céu da Praia do Itararé. Em Santos, a maior concentraçao de banhistas foi registrada nas Praias do José Menino e do Gonzaga, na altura do canal 3. O movimento fez a alegria do quiosqueiro Simeao Bispo de Oliveira, que, até o meio-dia, havia vendido 50 cocos, a 2 reais, cada um. "O número está um pouco superior ao registrado no Natal do ano passado", garantiu Simeao, que tem clientes cativos no Quiosque Itabaina.

No Guarujá, o movimento nas praias também foi considerado médio e a maior parte dos turistas ficou em Enseada e Pitangueiras. Segundo o bombeiro Marcelo Camilo dos Santos, a cidade nao esteve cheia no Natal e nos dias que antecederam a data. "Até os shoppings tiveram movimento fraco." Segundo ele, os turistas devem começar a chegar a partir deste domingo para o Réveillon.

Apesar de o movimento nao ter sido grande nas praias, os bombeiros tiveram muito serviço hoje, no Guarujá: pela manha, foram registrados seis salvamentos. Lá, o mar estava com bandeira amarela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;