Nacional Titulo
São Paulo está em 89º em ranking de violência
03/10/2005 | 23:37
Compartilhar notícia


Prejudicada pela violência e pela corrupção, a qualidade de vida em São Paulo e no Rio de Janeiro é bastante inferior à de outras grandes cidades do mundo, segundo estudo da consultoria EIU (Economist Intelligence Unit). Entre as 127 cidades avaliadas, a capital paulista ocupa a 89ªposição no ranking, ao lado de Bangcoc, na Tailândia. O Rio de Janeiro vem logo atrás, no 91º lugar.

Nem mesmo quando a análise se limita à América Latina as duas cidades brasileiras apresentam boa performance. Montevidéu, Santiago e Buenos Aires dividem a 64ªposição e Lima está na 81ª, dando vida melhor a seus habitantes, segundo a consultoria. A Cidade do México (98ª), no entanto, perde para as duas metrópoles brasileiras.

Para preparar o ranking Liveability, a EIU avalia cerca de 40 indicadores agrupados em 5 categorias: estabilidade, assistência média, cultura e ambiente, educação e infra-estrutura. As notas variam de zero a 100 e cidades com menor pontuação são consideradas as de melhor qualidade de vida. As notas acima de 20 significam que a cidade apresenta problemas sérios. Pontuação superior a 50 significa que existem restrições sérias para a qualidade de vida. São Paulo e Rio receberam 31 e 32 pontos, respectivamente.

O coordenador do estudo, Jon Copestake, explicou que as duas cidades brasileiras apresentam problemas sérios, como violência, criminalidade e corrupção. São Paulo também se destaca negativamente nos indicadores gerais de assistência médica e qualidade do transporte público. No Rio, o aspecto negativo refere-se a problemas na educação pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;