Setecidades Titulo
Lavadoras não eliminam manchas, mostra teste
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
14/08/2007 | 07:25
Compartilhar notícia


Esfregar o colarinho das camisas e a barra das calças e deixar tudo de molho parecem coisas da vovó. No entanto, uma avaliação feita pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com quatro modelos de lavadoras mostra que se você quer roupa limpa não poderá abrir mão do prévio processo manual.

Foram testados modelos de 10,2 Kg das marcas Brastemp, Consul, Electrolux e GE. Nenhuma consegue cumprir com eficiência a tarefa a que se destinam. “Elas não atingiram nem 50% da retirada de manchas”, diz o engenheiro da Pro Teste Ayslan Queiróz.

Agravante - O teste revela também que as máquinas têm capacidade real menor do que a anunciada. Dessa forma, roupas colocadas por último sequer são molhadas durante a lavagem. As peças chegam a ficar 10 cm acima do agitador, ponto que foi considerado o limite real dos aparelhos. A Electrolux foi a que mais se aproximou do prometido – comportou 9 Kg.

Todas as empresas contestaram o resultado do teste e informaram que a fabricação de suas lavadoras está em conformidade com as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;