Economia Titulo
Previdência quer mudar consignado
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
01/08/2008 | 07:06
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


As mudanças nas regras para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não terminaram. Os integrantes do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) estiveram reunidos para discutir a possibilidade de ajustes nas condições oferecidos com o do crédito consignado.

Segundo informações da Previdência, um grupo de trabalho vai analisar a margem de 20% para o crédito consignado (empréstimo descontado em folha) e de 10% para o cartão de crédito, além da proibição do saque em dinheiro com o cartão de crédito consignado.

Na reunião do CNPS o ministro José Pimentel também comunicou que o governo decidiu manter a antecipação do pagamento de metade do 13º salário ao segurados.

Agora está confirmado que os contribuintes que possuem o cartão de pagamento com finais de 1 a 5, e que ganham o piso (R$ 415), receberão a primeira parcela da gratificação de final de ano entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis do mês de setembro.

Conforme nota divulgada pelo Ministério, o governo irá antecipar o pagamento da gratificação natalina até 2010. Para isso, é necessário que, a cada ano, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assine novamente um decreto de autorização nesse sentido.

O governo também decidiu prorrogar, até 31 de dezembro deste ano, a isenção de tarifas bancárias pelo serviço de pagamento dos bancos.

PAGAMENTO
O INSS começa a pagar a partir desta sexta-feira os benefícios para aposentados e pensionistas acima de um salário mínimo e que tenham cartões com finais 1 e 6 (desconsiderando-se o dígito).

Aqueles que recebem até um salário mínimo e tenham cartões com final 6 (desconsiderando o dígito), também poderão sacar seus benefícios. Segurados que tiverem dúvida quanto ao calendário podem solicitar informações pelo telefone 135.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;