Cultura & Lazer Titulo Música
Som e tensão

Em disco de estreia, AVA faz passeio por ritmos e tons

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
17/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O som é orgânico. A sonoridade atípica. Destrinchar 'Diurno' (Warner, R$ 30 em média), álbum de estreia do grupo AVA, promove ao ouvinte viagem cheia de surpresas.´

A banda carioca é formada por Ava Rocha (voz) - filha de Glauber Rocha -, Emiliano 7 (violão e efeitos), Daniel Castanheira (bateria, percussões e efeitos eletrônicos) e Nana Carneiro da Cunha (vocais e violoncelo).

Já há nove anos perambulando pelo mundo da música, o conjunto absorveu inspiração suficiente para preparar disco interessante. As composições se dividem entre autorais e releituras - como 'Movimento dos Barcos', de Jards Macalé e Capinam - e trazem mistura de MPB com clima tenso.

Os arranjos delicados e contemporâneos se misturam à voz grave de Ava Rocha e a arranjos de acordeão e piano. O resultado de canções como 'O Futuro' é inesperado e, aos que não estão abertos a novas experiências musicais, pode ser até difícil de entender no primeiro instante.
'Diurno' tem momentos belos, de calmaria, como 'Infinito Azul', um dos destaques. No cartão de visita, AVA é ousado e desbrava sem medo sonoridades e andamentos pouco explorados. Vale o passeio.  

Resumo:  
Batendo no Mundo -
Ácida e psicodélica, foi baseada no livro 'Água Viva', de Clarice Lispector.
Acorda Amor - Melancólica, é cheia de ruídos e tem letra quase falada. Uma das melhores experiências do disco.
Filha da Ira - Em tom de balada, a canção margeada por violão é momento delicado.
Fanfarra - Copos e louças batendo, pássaros, trombone, água e nada mais.
Doce Explosão - Uma das mais ricas em arranjos no disco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;