Economia Titulo
Economia seguirá acelerada neste ano
Do Diário do Grande ABC
25/01/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


A economia brasileira, que teve em 2010 um dos seus melhores desempenhos, segue dando sinais de expansão também para este ano. Indicador Serasa Experian de perspectiva econômica, divulgado ontem, revela que a economia nacional cresceu 0,1% em novembro de 2010 frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 100,9.

Foi a sexta elevação mensal consecutiva deste indicador, o que já dá sinais do desempenho da economia para este semestre.

Isso porque, por sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência, esta sequência de elevações mensais do indicador da Serasa Experian de perspectiva econômica em região superior ao nível 100 aponta que o ritmo do crescimento econômico tenderá a exibir uma trajetória de aceleração ao longo do primeiro semestre de 2011.

RESTRIÇÃO AO CRÉDITO

Desta forma, as medidas de restrição ao crédito determinadas pelo BC (Banco Central) em dezembro , o ciclo de elevação da Selic (taxa básica de juros) e os esforços do governo federal em conter o avanço dos gastos públicos deverão produzir efeitos mais significativos, em termos de desaquecimento da economia, somente a partir do fim do primeiro semestre deste ano, avaliam os economistas da Serasa Experian.

Desde o início de dezembro, o governo vem realizando uma série medidas com o intuito de conter o crédito e, consequentemente o consumo desmedido dos brasileiros.

O receio é que com o aumento das compras pelos brasileiros haja a volta da inflação, principal preocupação do governo e da própria sociedade




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;