Setecidades Titulo Segurança Pública
Homicídios e roubo de
veículos registram queda

Redução no total dos assassinatos na região
foi maior do que a observada em todo Estado

Fábio Munhoz
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Grande ABC registrou queda no número de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) e roubo de veículos no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2013. Os índices tiveram baixa de 19,7% e 21,5%, respectivamente, no conjunto das sete cidades. Os dados integram as estatísticas criminais divulgadas ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Os números da região seguem tendência estadual, tendo em vista redução de 7,3% nos homicídios e de 10,5% no roubo de veículos no período em todos os municípios de São Paulo. A Capital teve alta de 9% no primeiro índice e queda de 11,3% no segundo (veja tabela completa abaixo).

Para a comandante da PM (Polícia Militar) do Grande ABC, coronel Cláudia Rigon, os dados são resultado da intensificação das abordagens policiais realizadas. “Temos um crescente de armas apreendidas e sabemos que isso corresponde a vidas poupadas.”

Outro ponto considerado colaborador para a redução da criminalidade é o reforço da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho do Policial Militar), que corresponde à atuação dos agentes nas horas de folga. A operação Cavalo de Aço, na qual os profissionais da corporação fazem rondas com bicicletas, também foi citada.

Ribeirão Pires foi a cidade com maior redução dos casos de homicídio (-57,1%). Já Santo André foi o único município onde o índice teve alta (6,2%). De acordo com o delegado seccional da área, que integra também Mauá e Rio Grande da Serra, Luis Carlos do Carmo, a Polícia Civil tem feito trabalho preventivo em ambientes propícios a esse tipo de crime, como os bares. No entanto, é preciso considerar a migração das ações criminosas e a falta de policiais para um trabalho mais amplo.

No caso do roubo de veículos, houve aumento desse tipo de ocorrência em Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Temos uma região aglutinada e, quando efetuamos trabalho bom em um local, como é o caso de Santo André (onde houve redução de 12,4%) a atuação dos criminosos acaba migrando para outras áreas”, justifica. O titular também ressalta operações contra desmanches irregulares.

São Caetano foi o município que registrou maior diminuição no número de roubo de veículos – menos 48,4%. A cidade foi seguida por Diadema, onde a prática teve baixa de 36,6%. Para a delegada seccional de Diadema, Martha Rocha de Castro, o cenário é consequência do trabalho feito pelo Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) nos locais de maior incidência criminal.

A equipe do Diário tentou contatar o delegado seccional de São Bernardo, que também responde por São Caetano, para comentar as estatísticas, mas não obteve sucesso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;