Cultura & Lazer Titulo Literatura
Convite para reflexão

Danilo Bueno lança livro de poesias em Santo André

Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
16/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Por acreditar que a poesia de hoje está muito despolitizada, o escritor Danilo Bueno, 32 anos, convida o leitor para a reflexão crítica no livro "Dia Útil" (Lumme, 60 páginas, R$ 25), que será lançado amanhã, das 10h às 13h, na Livraria e Editora Alpharrabio, em Santo André.

Na obra, o poeta nascido em Mauá faz uso da ironia e do escárnio enquanto discute sobre problemas estruturais que vão desde o consumismo até as 'trapaças' do marketing. "Há também poemas de desprezo ao meio literário e temas mais amplos como o Estado e a democracia", completa Bueno.

Para o autor, a maioria das pessoas ainda não se manifesta em relação aos problemas citados. "É um erro viver assim. A sociedade é sempre levada de roldão pela sua apatia e alienação", acredita Bueno, que dedicou aproximadamente três anos à produção do livro, dividida entre a criação e a edição dos poemas.

O título da obra representa, segundo Bueno, o embate com a sobrevivência. "É a necessidade da jornada de trabalho, o apelo civil do mundo. Nada mais político do que isso", justifica o poeta, que apresenta conjunto de poemas lírico-satíricos, 37 textos ao todo, sem qualquer ligação com ideologia ou partidarismo.

Entre as referências literárias dele, que podem ser - inclusive - identificadas na obra, estão desde poemas do cancioneiro português até poesias norte-americanas do século 20. Produções de poetas brasileiros de sua geração também serviram como inspiração.

Já se completam dez anos desde que Danilo Bueno publicou o primeiro livro, "Fotografia", pela Alpharrabio. De lá para cá, a sua escrita está mais solta. "Hoje tenho menos medo de errar. Muitas coisas esqueci e isso facilita o trabalho de reinventar o mundo", afirma o poeta.

Dia Útil - Lançamento de livro. Amanhã, das 10h às 13h. Na Livraria Alpharrabio - Rua Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438-4358. Entrada franca. Preço da obra: R$ 25.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;