Memória Titulo
Apresentamos um novo cronista, o menino Carlito

Ganhamos um novo parceiro, Antonio Carlos Ruz Trujillo, jornalista esportivo de São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Agora já velho, venho lembrando dos meus tempos de menino, dos anos 1953 quando nos mudamos para Rudge Ramos até meados dos anos 1960. Estou escrevendo e gostaria de saber se te interessa, pois são recordações da antiga Faculdade de Teologia (hoje a famosa Metodista), dos meninos que jogavam bola na Sacramento, do antigo campo de terra da Teologia, dos tempos do Cine Boreal e da praça da igreja, hoje Largo São João Batista. É uma pena que não tenha fotos, mas muitos daqueles antigos meninos vão ler e se lembrar, e quem sabe algum tenha fotos para te mandar".
Carlito

* * *

Ganhamos um novo parceiro, Antonio Carlos Ruz Trujillo, jornalista esportivo de São Bernardo que foi fonte importante dos jornais e rádios do Grande ABC entre as décadas de 1960 e 1990. Lemos várias crônicas, notícias e colunas do bom Carlito na imprensa da época. Nesta série aqui em Memória, Carlito falará sobre o seu bairro, Rudge Ramos.

Carlito é paulistano do bairro da Aclimação. Nasceu em 4 de janeiro de 1944. É filho de Rosaria Trujillo Ruz e Antonio Ruz. Em 9 de março de 1953 sua família muda para a Rua do Sacramento, em Rudge Ramos.

Fez carreira na Prefeitura de São Bernardo. Iniciou no Conselho Municipal de Esportes, na presidência de Manoel Alfredo de Lima. "O responsável pela parte técnica era o saudoso Octavio Edgard de Oliveira (Darzinho), que me ensinou e ajudou muito", relembra Carlito.

Com a criação da Diretoria de Esportes, subordinada à Secretaria de Educação, Carlito atuou durante seis anos como secretário executivo do prefeito Aron Galante (1983 a 1989). Retornou ao Esporte, finalizando em 1996 no cargo de assistente de Diretoria. Agora, como orgulho nosso, passa a colaborar diretamente com Memória, porque, indiretamente, ele sempre participou conosco.

Carlito já é avô. É casado com Suely Bonifácio Ruz. O casal tem quatro filhos: Carmem, Tatiana, Antonio Carlos e Mirna. Os netos: Maria Emilia (5 anos), Manuela (3) e Arthur (2 anos e meio).

São Caetano
Começa a Semana Autonomista de São Caetano, para lembrar a epopeia de 1948. Naquele tempo, a população mobilizou-se e conseguiu separar-se de Santo André.

Três autonomistas percorrerão escolas falando sobre a campanha da autonomia: Mário Porfírio Rodrigues, Olga Montanari de Melo e Mário Dal'Mas.

Trabalhadores
Nasce em 18 de outubro:
1908 - Antonio Claudino Martins, natural de Campo Belo. Servente da Rhodia. Sócio nº 44 do Sindicato dos Químicos. Residia à Rua das Laranjeiras.
Fonte: 1º livro geral de registro do Sindicato dos Químicos do ABC

Memória de Rudge Ramos
Texto: Antonio Carlos Ruz (Carlito)
Nos idos de 1953, quando nos mudamos de São Paulo, Rudge Ramos já tinha esse nome oficial, mas popularmente era chamado de bairro dos Meninos.

Meu pai tinha então um pequeno armazém na Rua do Sacramento. Minha vida era ir pela manhã ao Grupo Escolar Jardim Ruyce (hoje o 2º Grupo Escolar Rudge Ramos), localizado próximo à Avenida Caminho do Mar. Ali estudei o 3º e 4º anos primários.

À tarde, o programa era ir até a frente do portão da então Faculdade de Teologia (hoje Universidade Metodista). No vasto terreno que existia defronte, ficávamos jogando bola. O terreno tinha um gramado natural, com algumas árvores e uma vaquinha que lá pastava. Era o ‘pastinho', localizado entre as residências dos senhores Pierin Thomé e Ernesto Cleto.

Hoje, o local é área de residências e muitos bares, lanchonetes e empresas de serviços para os muitos alunos da Universidade Metodista.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 18 de outubro de 1980

Manchete - Figueiredo (presidente da República) confia em solução própria para problema energético

Santo André - Motoristas de táxis protestam contra assaltos.

São Bernardo - CPI fará denúncias sobre Parque dos Pássaros.

São Caetano - Prefeito Raimundo da Cunha Leite entrega o primeiro calçadão, na Avenida Conde Francisco Matarazzo.

Editorial - Anel Ferroviário não passou de promessa

EM 18 DE OUTUBRO DE...
1934 - Criado o Distrito de Paz de Mauá.

1965 - Aberta concorrência pública para a construção da Estrada Índio Tibiriçá, entre São Bernardo e Ribeirão Pires.

1970 - Os Versáteis animam a Domingueira do Aramaçan; na presidência do clube, Álvaro Nosé; no Departamento Social, Oswaldo Tirapani e Cláudio Penatti.

- Domingo de retreta na Concha Acústica de São Caetano, com várias corporações musicais da cidade.

- Elza Pires de Oliveira coroada Rainha da Primavera do Piraporinha FC, em Diadema.

- Clube Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), de São Bernardo, realiza a 1ª Festa do Vinho.

SANTOS DO DIA
Nossa Senhora Rainha, Atenodoro, Cirila, Lucas Evangelista, Lúcio e Renato.

São Lucas escreveu o terceiro Evangelho por volta do ano 7190: "O filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido", escreveu ele. Lucas nasceu em Antioquia. Foi amigo e companheiro de Paulo na propagação do Evangelho de Jesus. Era médico, daí porque hoje é o Dia do Médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;