Memória Titulo
A polenta que criou nossos antigos
Ademir Medici
07/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje é dia da Colônia se deslocar à Vila e celebrar. Na verdade, a Colônia é hoje o Grande Batistini; e a Vila é o Centro do Município de São Bernardo. A celebração: os 130 anos de fundação do povoado ao final da Linha Galvão Bueno que daria origem a um dos bairros mais tradicionais não só do Município como de todo o Grande ABC: 1887-2017.

A celebração dos 130 anos do Batistini nasceu de iniciativa do vereador Jorge Araújo. No primeiro ano deste seu primeiro mandato, Jorge Araujo, criado no Batistini, inaugurará uma exposição de fotos e documentos e homenageará cinco famílias de origem italiana com raízes na antiga Colônia: Batistini, Marson, Morassi, Venturini e Marcussi.

Essas cinco famílias encontram-se na sexta e/ou sétima gerações. Os pioneiros e seus primeiros descendentes há muito nos deixaram. Todos, ou quase todos, jazem no Cemitério-Museu da Vila Euclides. Mas cada um deles deixou como legado o exemplo do seu trabalho: o desbravamento, a labuta na terra, o plantio, a exploração de lenha e carvão. O sacrifício de: pagar pela terra recebida - eles nunca foram “sem terra”; pagaram para ter o seu lote; para tal, trabalharam, e muito.

Escrevemos em 1976, aqui no Diário, na abertura da série “A história dos bairros”: “Dez quilômetros com um saco de milho nas costas. Tarefa comum para Matilde Ferrari, mulher de Artur Marson, mãe de Joanin. Artur cozinhava carvão. Matilde cuidava dos filhos, da criação e da plantação. Na época da colheita separava robustas espigas. E levava o milho para ser moído por João Arsuffi. Arsuffi era dono de um moinho de fubá perto do Centro de São Bernardo, no comecinho da Rua Marechal Deodoro”.

Em síntese: os nossos ancestrais eram homens fortes e altos porque alimentados à base de polenta. Seus descendentes se reencontram na Câmara, logo mais. Parabéns, vereador Jorge Araujo.

Os 130 anos do Batistini

Sessão solene na Câmara de São Bernardo

Data: hoje, às 19h30

Homenagem às cinco famílias mais antigas do bairro

Show comemorativo amanhã

Missa solene no domingo

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 7 de julho:

No Piauí, Beneditinos

No Rio Grande do Sul, Candelária e Pelotas

Na Bahia, Conceição do Coité

Em Santa Catarina, Corupá

Em Sergipe, Nossa Senhora do Socorro

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Vilibaldo (Inglaterra, Wessel, ano 700 – Alemanha, Eichestat, 7-7-787). Príncipe saxão. Bispo de Eichstadt, na Baviera. Acompanhou Bonifácio na evangelização

da Germânia.

Félix de Nantes

Ilídio

Em 7 de julho de...

1947 – Amélio Leonardo Vezzá (o Nelo), Luiz Belletato (o Bigiu), Luiz Antonio Soldani (o Gino), Dino Vezzá (o Oscarito), Rubens Awada (o Bimbo), Ronald Sidney Magini (o Nei), Sérgio Guazzelli, Waldemar Flório (o Gringo), Oswaldo Ventura (o Quico), João Valentim Soldani (o Nino) davam a Santo André um novo clube: o Panelinha dos grandes carnavais.

1972 – Aberto no Teatro Conchita de Morais o II Festival Andreense de Música Popular. Certame reúne 150 músicas de 90 compositores.

Jornalista Oto Diringer assume a presidência da APAE de São Caetano.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 7 de julho de 1987 – ano 30, edição nº 6487

MANCHETE – Empresário atribui crise à incerteza política. Uma entrevista com Wolfgang Sauer, presidente da Autolatina, holding que englobava a Volkswagen e a Ford do Brasil e Argentina.

EDITORIAL – O momento exige reflexão de serenidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;