Internacional Titulo
Saco de cartas do Congresso tinha 23 mil esporos de antraz
Do Diário OnLine
21/11/2001 | 00:52
Compartilhar notícia


Uma amostra tirada da bolsa plástica que continha uma carta fechada enviada para o senador democrata Patrick Leahy indicou cerca de 23 mil esporos da bactéria do antraz, segundo um agente federal de segurança afirmou nesta terça-feira. A quantidade é suficiente para mais de duas infecções mortais (pulmonares).

O agente afirmou à agência internacional de notícias Associated Press que a amostra do saco contém três vezes mais esporos de antraz do que qualquer das 600 bolsas de correspondência que foram examinadas pelo FBI antes de a carta destinada para o senador ser encontrada.

Outros traços da bactéria também foram encontrados nos escritórios dos senadores democratas Edward Kennedy e Christopher Dodd. A polícia suspeita que o gabinete de Kennedy foi contaminado por algo ou alguém que entrou em contato com o antraz que foi mandado para os senadores Leahy ou Tom Daschle.

O FBI anunciou que a carta enviada para Leahy provavelmente veio da mesma pessoa que mandou correspondência com antraz para Daschle, no dia 9 de outubro. As letras nas duas cartas têm letras idênticas e estão marcadas com o mesmo endereço de remetente, a fictícia escola Greendale.

A carta enviada a Leahy, descoberta na sexta-feira entre a correspondência do Congresso, que está toda 'quarentenada' desde o primeiro caso (para Tom Daschle), pode ter causado também a contaminação no Departamento de Estado dos EUA. O investigador postal dos EUA Dan Mihalko, citado pela Associated Press, disse que um aparelho de leitura do código postal pode ter trocado o número 20510 escrito no envelope por 20520 – o que mudaria o destino do Congresso para o Departamento de Estado.

Um funcionário de 59 anos do setor de correspondência do Departamento contraiu a forma pulmonar do antraz. Ele está se recuperando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;