Nacional Titulo
Obesidade crônica pode estar ligada à falta de iodo
Do Diário OnLine
24/12/2000 | 13:33
Compartilhar notícia


A obesidade nem sempre está ligada a maus hábitos alimentares. O problema pode estar relacionado a disfunçoes na tireóide, glândula localizada no pescoço, cuja funçao é produzir os hormônios que controlam todo o metabolismo. Quando há baixa produçao de hormônios, como a Tiroxina ou T4, o paciente está com hipotiroidismo e pode engordar.

A doença prejudica a aprendizagem e ainda causa fraqueza, desânimo e apatia, explicou, em entrevista concedida à Rádio Nacional da Amazônia, a endocrinologista Eliziane Brandao Leite, coordenadora da Comissao de Tireóide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, no Distrito Federal.

Na regiao do Planalto Central, que fica afastada do mar, "é muito comum o hipotiroidismo, em decorrência da falta do iodo", afirma a coordenadora. A deficiência do hormônio tireoidiano afeta também o desenvolvimento do sistema nervoso, principalmente nas crianças. Além de alterar, nas mulheres, o ciclo menstrual.

Segundo Eliziane, as conseqüências sao menores, se o diagnóstico for feito precocemente.

O tratamento é simples e consiste apenas na reposiçao via oral do hormônio em déficit. "O paciente deve tomar a medicaçao de acordo com a dosagem estabelecida pelo seu médico", completa a endocrinologista.

Informaçoes da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;