Cultura & Lazer Titulo Velhinho
Parabéns, Superman

Super-herói acabou de completar 75 anos de história; seu
novo filme chega em junho às telas dos cinemas brasileiros

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
22/04/2013 | 07:26
Compartilhar notícia
Divulgação


Mais rápido do que uma bala. Mais possante do que uma locomotiva. Capaz de chegar ao topo de um edifício com um simples pulo. Superman continua a fazer tudo isso e vai além em sua saga de maior herói de todos os tempos. Entre tantas aventuras, nem parece que o personagem acabou de completar 75 anos.

O aniversário foi comemorado no dia 18. Foi nesta data, em 1938, que ele fez sua primeira aparição na capa da revista 'Action Comics' - a publicação tem escrito june (junho em inglês) no topo, mas as revistas nos Estados Unidos sempre são lançadas tempos antes das classificações apresentadas nas páginas. A imagem do personagem carregando um fusca acima da cabeça marcou o nascimento dos super-heróis.

A ideia de uma pessoa capaz de fazer coisas inimagináveis para o ser humano saiu de conversas do norte-americano Jerry Siegel e do canadense Joe Shuster. As décadas e novas ideias incorporaram a Superman habilidades como voo, visão de calor, invulnerabilidade e sopro congelante. Utilizando o sol como fonte de seu poder, o nativo do planeta Krypton se tornou protetor da Terra diante de perigos do ganancioso bilionário Lex Luthor e do humanóide Brainiac, entre outros vilões.

As aventuras nas HQs já passaram pelas mãos de alguns dos nomes mais respeitáveis do meio, casos de John Byrne e Jim Lee. Entre seus desenhistas está Ivan Reis, de São Bernardo. Em sua estreia na DC Comics, o ilustrador comandou os traços da 'Action Comics' entre os anos de 2003 e 2005.

"Foi uma mistura de realização profissional e sonho nerd. Não existia proposta que iria me tirar daquele caminho", lembra. "Deu uma certa ansiedade. Trabalhar com um personagem icônico como esse faz com que você dê certo ou a crítica coloca sua cabeça na bandeja". Reis voltou a desenhar o Superman no ano passado, quando ficou responsável pela arte da revista da Liga da Justiça. "Tento fazer ele de uma maneira elegante. Não é uma questão de músculos e detalhes de uniforme. O herói tem de ter uma presença diferente", afirma.

Sua popularidade nas HQs logo o levou a outras mídias, como rádio, televisão e cinema. Parte da produção audiovisual de suas histórias, desde 1950 até os anos 2000, está em programação especial montada pelo grupo Trekker ABC Sci-Fi & Cia em São Bernardo durante o mês de abril (veja programação abaixo). Temporadas de desenhos animados, seriados em live-action e filmes nas telonas dividem opiniões ao longos dos tempos.

REINVENÇÃO
Para tentar se manter em evidência, o kryptoniano sempre busca se reinventar. Releituras de origem, novos uniformes e idas e vindas do mundo dos mortos são elementos presentes em sua trajetória.

Se antes bastava colocar o Superman salvando o mundo para divertir, os fãs também começaram a ser mais exigentes na espera de tramas mais complexas e instigantes. Parte do público acredita que o Homem de Aço tenha ficado velho, que não possui nada mais a oferecer ou que talvez seja bonzinho demais para sobreviver à realidade atual. Mas basta algum agito em seu universo para ele atrair os holofotes.

"O Superman sempre vai ter espaço em qualquer mídia. O fato de algum produto dar ou não certo não diminui sua força diante do público. Ele é um símbolo fixado no inconsciente popular. Afinal, é o primeiro super-herói", diz Reis. Sempre para o alto e avante!  

Novo filme chega em julho

O aniversário de 75 anos do Superman promete ter como cereja do bolo seu retorno aos cinemas. Os fãs já estão debatendo sobre as possibilidades que irão encontrar em 'O Homem de Aço', que estreia nos cinemas em 12 de julho.

Com direção de Zack Snyder, o longa-metragem promete trazer uma abordagem mais séria sobre o personagem - parte disso vem da presença de Christopher Nolan (cineasta por trás da nova trilogia de Batman nas telonas) como produtor. A trama retoma a chegada do kriptoniano (Henry Cavill) à Terra ainda bebê e passa pela infância em Smallville, quando começa a conhecer seus poderes alienígenas.

O protagonista vaga pelos Estados Unidos para conhecer mais sobre o mundo onde vive, além de meditar sobre quem ele realmente é e se é capaz de se integrar ao seu redor. A discrição de seus atos heróicos parecem terminar quando o perigoso General Zod (Michael Shannon) chega ao planeta em busca do foragido Kal-El. Nomes como Amy Adams (Lois Lane), Kevin Costner (Jonathan Kent) e Lawrence Fishburne (Perry White) estão no elenco.

A produção tenta retomar a popularidade do super-herói nos cinemas após a pouca aceitação de 'Superman - O Retorno' (2006), criticado pelos fãs por trazer o personagem com mais perguntas do que respostas e com roteiro com pouca atividade. "Não que eu não tenha gostado do filme, mas acho que faltou ação. Também não houve todas as coisas impossíveis que aparecem nas HQs e que já poderiam ter sido feitas com a tecnologia do cinema", analisa Ivan Reis. 

O desenhista é um dos fãs que se emocionaram com o clássico 'Superman - O Filme' (1978), de Richard Donner. A expectativa é de que 'O Homem de Aço' seja capaz de ser tão legal quanto o primeiro voo do herói na sétima arte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;