Economia Titulo Compras
Comércio de rua supera shopping em lotação na véspera de Natal

Consumidor que deixou compras para último dia
sofreu com movimento intenso no comércio da região

Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
25/12/2009 | 07:10
Compartilhar notícia


Deixar as compras para a véspera de Natal é hábito dos brasileiros. Esta é a justificativa da maioria dos consumidores de última hora, que têm de se conformar com as intermináveis filas e o movimento intenso. Ontem não foi diferente, o comércio da região ficou repleto de compradores.

Um exemplo disso foi o calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, tradicional centro de comércio popular em Santo André. "Mal dá para andar e tem fila até para comprar água de camelô", reclamou a secretária Elizabete Eliane Rui, que precisava encontrar 16 presentes em um dia.

Os lojistas estavam animados com o público. "Brasileiro é assim mesmo, deixa tudo para os 45 minutos do segundo tempo. Mas é isso que move o comércio, tenho certeza de que as vendas serão melhores neste Natal", comentou o vendedor André Gomídio.

Por sua vez, nos shoppings da região, o movimento estava normal. Era possível circular tranquilamente pelos corredores, e achar uma vaga no estacionamento não era missão impossível.

Para a pediatra Luiza Martins, a explicação para isso é que a maioria das pessoas já havia viajado. "Por isso o shopping está mais vazio. Os consumidores também devem ter ficado com medo de muito movimento e adiantaram as compras", explicou a médica, que justificou as compras de última hora devido à falta de tempo.

A dona de casa Silvia Galdino culpou a falta de condução pelo atraso nas compras. "Meu marido viajou e meu filho trabalha o dia todo. Acabei ficando sem meio de transporte, uma vez que pegar ônibus com muitos presentes é complicado. Somente hoje (ontem) consegui uma carona", contou a moradora de São Bernardo, que gastou cerca de R$ 300 em lembranças para a família.

O casal de namorados Carolina Borges e Filipe Ribeiro optou pela véspera de Natal para ir às compras de fim de ano. "Pesquisamos os preços no começo da semana, mas preferimos escolher juntos. Por isso, aproveitamos a folga e viemos comprar na véspera", explicou Carolina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;