Esportes Titulo F-1
FIA faz julgamento e polêmica dos difusores pode chegar ao fim
André Battistini
Especial para o Diário
14/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O futuro do campeonato 2009 da Fórmula 1 será decidido hoje. O Tribunal Internacional de Apelação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) julga, em Paris, a legalidade dos difusores (peça aerodinâmica situada abaixo do aerofólio traseiro) da Brawn GP, Toyota e Williams, equipes que dominaram as duas primeiras corridas do ano.

Se os difusores não forem aprovados, as três equipes terão de correr para adaptar seus carros. Mas se forem aceitos, todas as demais escuderias deverão reestruturar seus modelos e perderiam tempo importante. Por isso, pilotos e dirigentes já declararam que o resultado de hoje irá decidir o Mundial.

"Se a FIA não proibir esse recurso, o campeonato acabou, já que teremos esse dispositivo tarde, no GP de Mônaco ou na Turquia (sexta e sétima etapas), quando a Brawn estará muito à frente na classificação", afirmou Felipe Massa, da Ferrari.

Renault, Ferrari e BMW-Sauber lideram os protestos e entraram com recurso antes da corrida de abertura da temporada, na Austrália. A reclamação considerava que Brawn, Toyota e Williams fizeram uma interpretação errada da regra sobre os difusores.

Mas, após inspeção, a FIA declarou que o carro das três equipes estava regular e liberou as escuderias para as duas primeiras corridas. Os dirigentes da Renault, Ferrari e BMW apelaram e a decisão final ficou para hoje.

(Com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;