Setecidades Titulo Boa notícia
Doação de órgãos em SP cresce 29% no semestre
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
12/07/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


O número de doações de orgãos no Estado de São Paulo cresceu 29% no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho houve 213 ante 167 do mesmo período do ano passado. Com o acréscimo de doações foram feitos 627 transplantes na primeira metade do ano, o que representa 23,4% a mais que a mesma época de 2007.

Os transplantes de coração tiveram aumento de 66,7%, passando de 21 para 35 no primeiro semestre deste ano. Entre os aumentos expressivos de transplantes também estão os de córnea. Foram 2.918 cirurgias, 23,6% a mais que o mesmo período do ano passado.

REGIÃO
Apesar dos aumentos positivos de doadores registrados pela Secretaria Estadual de Saúde, mais de 700 moradores do Grande ABC ainda aguardam um orgão ou tecido.

O rim é o mais disputado, com 527 pacientes na fila. O transplante de córnea fica em segundo lugar, com 118 possíveis receptores.

O Grande ABC não conta com uma OPO (Organização de Procura de Órgão). A região está associada à OPO da Escola Paulista de Medicina, na Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;