Esportes Titulo Em Itu
Sem brilho, Santos vence Ituano e mantém a ponta
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
31/01/2013 | 00:25
Compartilhar notícia


O Santos fez o suficiente para vencer o Ituano e reassumir a liderança do Campeonato Paulista. A vitória por 1 a 0, ontem à noite, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, foi marcada pela estreia consistente do zagueiro Jubal e pela discussão em que Neymar acusou o técnico Roberto Fonseca de racismo.

Agora, o Peixe soma dez pontos em quatro rodadas, mesmo desempenho da Ponte Preta. Já o Ituano, que ainda não venceu, é o 15º, com dois.

As dimensões apertadas do Novelli Júnior dificultaram a situação para o Santos. Do outro lado, o Ituano não se retraiu como esperado e se posicionava de modo que pudesse congestionar o meio e arrancar nos espaços deixados nos avanços do Peixe. O zagueiro Jubal, que estreava nos profissionais, mostrava segurança ao lado do experiente Durval.

A primeira boa chance foi dos anfitriões. Aos dois minutos, após cobrança de escanteio, o meia Cambará subiu livre e, de cabeça, mandou a bola raspando o travessão.

Neymar, outra vez, foi caçado em campo. Sem espaço, o atacante tentava de tudo, mas não conseguia se livrar da marcação implacável do Ituano. Mesmo assim, a Joia protagonizou um dos momentos de maior destaque no primeiro tempo. Ele acusou o técnico Roberto Fonseca de chamá-lo de macaco e pediu para o quarto árbitro repreendê-lo. "Falei que é cai, cai. Ele está surdo", defendeu-se o treinador.

Com a bola rolando, finalmente, aos 42, o Santos chegou com perigo. O lateral Bruno Peres limpou a jogada pela direita e chutou forte, mas a bola subiu um pouco e saiu bem perto da trave direita.

Se o toque de bola e as triangulações não funcionavam, o meia Cícero achou maneira de resolver a situação. Com apenas três minutos do segundo tempo, ele arriscou chute forte de longe, a bola fez uma curva e entrou no canto direito do goleiro Anderson.

O gol deu tranquilidade ao Santos, mas não mudou a postura do Ituano, que evitava se expor demais. No contra-ataque, por pouco o Peixe não ampliou. Aos oito, Miralles tirou do goleiro, mas Cléber salvou quase em cima da linha.

Com o Santos satisfeito e o Ituano sem forças para reagir, o jogo caiu bastante tecnicamente e poucas chances de gol foram criadas. Neymar continuava produzindo pouco e, sem ele, o time perdia a referência no ataque, ainda mais depois que André deixou o campo para a entrada de Felipe Anderson, no intervalo.

À medida que o tempo passava, o Ituano arriscava mais e, consequentemente, abria espaço na defesa. Apenas alguns centímetros foram suficientes para Neymar brilhar. Aos 39, ele recebeu de frente para o zagueiro, percebeu o goleiro adiantado e chutou por cima, no travessão, em lance que valeu o ingresso.

 

Neymar critica arbitragem brasileira

 

Um dos jogadores mais caçados pelos adversários em campo, o atacante Neymar disparou contra a arbitragem brasileira. Segundo a Joia, os árbitros nacionais são "marrentos" e não costumam conversar com os jogadores em campo.

"Aqui (no Brasil) alguns são marrentos com você, nem te dão ouvidos. O árbitro de fora conversa mais com o atleta. Aqui, tem vezes que a gente não vai nem reclamar, vai apenas conversar, e ele nem liga", afirmou o jogador.

Além de criticar os árbitros, Neymar revelou fato curioso. O atacante disse que não costuma assistir a jogos de futebol quando está longe dos gramados.

"Vi a final da Eurocopa, a decisão da Copa do Mundo, mas são poucos as partidas que eu vejo normalmente. Mesmo o futebol brasileiro eu não costumo assistir. Dificilmente vejo futebol", completou a Joia.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;